Serguei além de Janis Joplin: 5 curiosidades sobre a lenda do rock

Música

Lista

Serguei além de Janis Joplin: 5 curiosidades sobre a lenda do rock

Músico faleceu aos 85 anos

Julia Sabbaga
07.06.2019
14h09

O cantor Serguei, um dos roqueiros mais antigos do Brasil, faleceu hoje aos 85 anos. Conhecido principalmente como um hippie e beatnick que ganhou notoriedade nos anos 60, após ter comparecido ao Woodstock e se envolvido com Janis Joplin, Serguei teve uma longa carreira na música, e viveu uma vida cheia de bizarrices. 

Confira abaixo algumas curiosidades sobre o roqueiro. 

O nome veio de um amigo russo

Nascido em 1933, Serguei foi batizado como Sérgio Augusto Bustamante, mas foi apelidado de Serguei por um amigo russo que não conseguia pronunciar seu nome. 

Era um comissário de bordo

Antes de entrar para o mundo do rock n' roll, Serguei trabalhou como comissário de bordo, até ser demitido por ter derrubado uma garrafa de champagne na atriz Gina Lollobrigida. Anos depois, ele explicou que o emprego não era para ele: "eu não nasci para ser empregado de ninguém". 

Sua casa virou Templo do Rock

A casa de Serguei em Saquarema, para onde se mudou nos meados dos anos 70, era um lugar aberto dedicado à história do Rock. Ali, o próprio roqueiro recebia visitantes e mostrava diversos artefatos, além de contar histórias de suas três amizades notórias do rock: Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison.

Serguei no Rock In Rio

Serguei lançou 11 discos em sua carreira, a grande maioria antes de 1991. Ele foi convidado como artista solo no Rock In Rio de 91 e fez um show para 50 mil pessoas, e em 2001 voltou para participar do show de Sylvinho Blau Blau, vestido de um ursinho rosa. 

Serguei Rock Show

Em 2011, a Multishow lançou o Serguei Rock Show, um programa de convidados com o roqueiro, que entrevistou nomes como Rogério Skylab e Zéu Brito