Sepultura: Nation
Sepultura: Nation
O grupo Sepultura acaba de lançar Nation, seu mais novo CD, que precisa ser ouvido e entendido de um modo diferente dos anteriores. Inicialmente, é o primeiro álbum em que o grupo teve realmente tempo para trabalhar. Além disso, o vocalista Derrick Green está participando mais do processo criativo da banda. Para completar, o Sepultura busca realizar algo diferente de tudo que já fez. Isso fica evidente no fato das músicas darem mais ênfase ao peso do que à velocidade.
Com um encarte de qualidade indubitável, mas que peca pela ausência das letras, Nation abre com a fabulosa Sepulnation, cujo destaque é o baterista Igor Cavalera. Revolt é bem mais rápida e curta, o que surpreende. Border Wars é simples e esmagadora, levando-nos à ótima One Man Army, que transmite uma idéia de melancolia em algumas passagens.
Vox Populi é mais rasgada e agressiva (ponto para o guitarrista Andreas), e The Ways Of Faith é seu contrapeso, pois novamente apresenta variações rítmicas interessantes. Uma Cura traz a percussão e ritmos brasileiros, além do show que é a interpretação de Derrick. Who Must Die&qt;& dispensa comentários. Você tem que ouvi-la! Saga traz uma introdução de quase um minuto, mas é uma das músicas mais fortes do disco (com Paulo marcando presença).
Tribe to a Nation tem um título interessante. Mostra as transformações pelas quais o Sepultura passou nos últimos anos, particularmente na década de 90. E, pelo visto, a letra também - mas esta, assim como as demais, deverão ser conferidas no site oficial da banda. É isso que você leu: as letras do disco estão disponíveis apenas na internet!
Politricks foi escrita juntamente com Jello Biafra, que também participa nos vocais. Human Cause é uma paulada, e Reject não fica atrás.
Water, lenta e trabalhada, é realmente um pouco dágua para quem enfrentou um disco denso como este. Por fim, Valtio é totalmente instrumental, e gravada pelo Apocalyptica (um grupo especialista em música instrumental).
A versão brasileira traz ainda diversas faixas-bônus: Os covers Bela Lugosis Dead, Annihilation e Rise Above, a demo de Revolt e uma gravação ao vivo de Roots Bloody Roots, feita em 30 de julho de 2000. No total, Nation traz vinte músicas. É um delírio para quem esperou tanto para ouvir algo assim! Confiram!!
SEPULTURA: NATION. Novo álbum do mais famoso grupo brasileiro de heavy metal. Lançamento no Brasil feito pela Roadrunner Records.