Rick Davies, do Supertramp, morre aos 81 anos
Cantor e compositor do Supertramp lutava contra um câncer
Créditos da imagem: Reprodução
O co-fundador, vocalista e compositor da banda Supertramp, Rick Davies, morreu aos 81 anos na última semana. O músico teria morrido em casa, em Long Island, após uma "longa doença", disse o comunicado da banda.
Davies, que compôs sucessos como "Goodbye Stranger" e "Bloody Well Right", foi diagnosticado com mieloma múltiplo, um câncer que se concentra na medula óssea e afeta os glóbulos brancos, em 2015. O diagnóstico e a necessidade de um "tratamento agressivo" fizeram com que a banda cancelasse uma turnê de reunião pela Europa ainda naquele ano. "A Supertramp Partnership lamenta muito anunciar a morte do fundador do Supertramp, Rick Davies, após uma longa doença", dizia o comunicado da banda no domingo.
"Tivemos o privilégio de conhecê-lo e tocar com ele por mais de 50 anos. Apresentamos nossas sinceras condolências a Sue Davies [esposa de Davies e empresária da banda]," continuava o comunicado. Nascido em Swindon em 1944, Davies era músico desde jovem, desenvolvendo o gosto pela música após ouvir "Drummin' Man", de Gene Krupa, treinado como baterista e depois como tecladista.
Em 1969, ele publicou um anúncio na Melody Maker procurando músicos para integrar a nova banda que estava formando, ao qual o músico Roger Hodgson respondeu. Após um breve período atuando como Daddy, o grupo se renomeou Supertramp, com Davies e Hodgson.
O álbum de 1979, "Breakfast in America", vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo e ganhou dois prêmios Grammy. O álbum incluía sucessos como "The Logical Song", "Take the Long Way Home" e a faixa-título. Davies era o único membro original que ainda estava na banda, com Hodgson tendo saído em 1983 para seguir carreira solo em meio a uma série de disputas criativas.