Deezer: 1 mês grátis + 20% OFF

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Música
Notícia

Ramones - dois lançamentos imperdíveis

Ramones - dois lançamentos imperdíveis

LM
27.03.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 12H46

Serão lançados em maio, no Tribeca Film Festival (festival organizado pela produtora de Robert DeNiro), dois documentários sobre os Ramones: End of the Century: The Ramones Story e Hey! Is Dee Dee Home?

End of the Century traz entrevistas com membros do The Clash, Blondie, Sex Pistols e os remanescentes dos Ramones e foi co-dirigido por Michael Gramaglia e Jim Fields. O documentário começa com os primórdios da banda, desde antes de sua formação e finaliza com a indicação da banda para o Rock and Roll Hall of Fame, em 2002, e a morte de Dee Dee, ocorrida em junho do ano passado.

Segundo Michael Gramaglia, “o documentário vai mostrar como Johnny e os outros Ramones se conheceram no playground e foram crescendo juntos até formarem a banda. Eles eram íntimos como uma verdadeira família. É como uma versão Rock and Roll do Poderoso Chefão”.

De acordo com Johnny Ramone, “o filme me perturbou bastante conforme eu o assistia. Basicamente, inúmeras vezes sou retratado como um monstro tirânico, Dee Dee um drogado, Mark um alcoólatra e Joey um alcoólatra e drogado.”

Ainda segundo o guitarrista, “não é fácil concordar com a lavagem de roupa suja em público, mas por outro lado, é um retrato fiel do que realmente aconteceu. É bom porque você sente como é difícil uma banda permanecer coesa por 22 anos e passar por fases extremamente complicadas. Nós tocávamos em lugares imensos na América do Sul e então voltávamos para tocar em clubes minúsculos em Nova Jersey”.

Muito do material inédito de End of the Century foi provido por nada mais, nada menos do que Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, que os acompanhou em sua última turnê pela América do Sul. Pois é, então realmente não era boato de que Vedder estava na platéia dos últimos lendários shows do Ramones no Olympia em São Paulo.

“Eles eram um sucesso estrondoso no Brasil e na Argentina”, diz Gramaglia. “Eddie Vedder tem filmagens de estádios imensos completamente lotados para ver os Ramones. Numa das ocasiões, ele chegou a filmar Dee Dee, que apareceu do nada e começou a brigar violentamente com Marky”. Vale lembrar que Dee Dee teve uma saída conturbada dos Ramones em 89.

Omelete Recomenda

O outro documentário, Hey! Is Dee Dee Home? é focado no baixista original do grupo e traz entrevistas em que ele comenta sobre seu relacionamento com os outros Ramones e também com o lendário Johnny Thunders, do New York Dolls.

Joey Ramone morreu de câncer linfático em 2001 e Dee Dee Ramone foi achado morto em sua casa no dia 5 de junho de 2002.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.