Música

Artigo

Quem raios é Dua Lipa?

Quebrando recordes por aí, tá na hora de saber quem é a voz de "New Rules"

Julia Sabbaga
16.02.2018
16h17
Atualizada em
17.02.2018
02h04
Atualizada em 17.02.2018 às 02h04

Assim como acontece com Camila Cabello, Dua Lipa está roubando a cena do pop e ainda tem muita gente que não sabe de onde veio essa cantora com nome esquisito. Tendo quebrado recordes no YouTube na semana passada, e sendo a artista mais indicada no Brit Awards deste ano, já está mais do que na hora de entender: quem é Dua Lipa?

Começando pelo mais curioso, o nome de Dua Lipa é seu nome verdadeiro. O termo significa “amor” em albanês, língua falada por seus pais, nascidos em Kosovo. Apesar de ter nascido em Londres, a garota morou em Kosovo dos 13 aos 15, principal parte da vida onde recebeu a influência do seu pai, Dukagjin Lipa, que também é músico. De lá, aos 14 anos, ela começou a subir vídeos no YouTube com covers de P!nk, Joss Stone e Nelly Furtado. Aos 15, ela voltou para Londres determinada a ser cantora profissional.

Já nessa idade, ela se tornou modelo e fez alguns comerciais ingleses, mas mantinha um emprego em um restaurante para se sustentar. Com os covers no Youtube, que ela diz ter sido sua jornada para o amadurecimento musical, ela percebeu que seu interesse era certamente no mundo da música. Enviando demos para diversos contatos e começando a criar suas próprias composições, Lipa diz ter gerado interesse das gravadoras quando começou a gravar sua primeira música própria, “Hotter Than Hell”. Quando ela assinou com a Warner Music Group, pode deixar seu emprego e focar na carreira musical.

Dua Lipa disse que sempre teve a intenção de criar um pop que mesclasse influências de hip-hop, com referências em J.Cole e Nelly Furtado. Seu som, que ela chama de “dark pop” foi introduzido ao mundo com o primeiro single no início de 2015, “New Love”. Mas o segundo single, considerado o primeiro lançamento oficial de seu álbum de estreia, “Be The One” já elevou a carreira da vocalista ao topo, atingindo primeiro lugar na Bélgica e posição entre as 10 primeiras da parada em 11 países da Europa. Depois, foram revelados ainda os singles “Last Dance”, “Hotter Than Hell” e "Blow Your Mind (Mwah)", a primeira entrada de Dua Lipa na Billboard Hot 100.

Seu sucesso só foi aumentando até o lançamento de “New Rules”, seu sexto single e primeiro desde o lançamento do álbum Dua Lipa, que aconteceu em 2 de junho de 2016. Sua primeira música a atingir o topo das paradas no Reino Unido marcou a primeira vez que uma cantora solo chegava ao topo das paradas britânicas desde “Hello” da Adele e, nos EUA, chegou ao sétimo lugar. Dua Lipa fechou o ano de 2017 como a cantora com mais streams no Spotify no Reino Unido, e começou 2018 quebrando recordes no Brit Awards, onde se tornou a cantora com o maior número de indicações na premiação. Com nome em cinco categorias, Dua Lipa está indicada a melhor artista solo mulher, artista revelação, álbum do ano, single do ano e clipe do ano – os dois últimos com “New Rules”. Recentemente, o YouTube também revelou que a inglesa quebrou o recorde da plataforma como a cantora mais jovem a superar o marco de 1 bilhão de visualizações em um clipe, “New Rules”.

Em suas músicas, a distinta e intensa voz de Lipa trata de temas de empoderamento, amor próprio e independência. A revista TIME, que elegeu o single “New Rules” como a música #1 de 2017, descreveu bem seu tema e relevância: “Nenhum ano precisou de novas regras tanto como 2017, e a garota de Kosovo criada em Londres enumerou as regras em um hit viral que é tão pegajoso quanto empoderador (...) a música é tão estilosa quando cheia de camadas: como uma fantasia escapista de poder feminino é um triunfo, mas como um hino de quebra de status quo é ainda melhor”. Seu último clipe também caminhou no mesmo caminho: “IDGAF”, filmado em 22 horas, mostra a cantora batalhando entre dois lados de si mesma, e aprendendo a se amar acima de tudo.

Mas não é só de si mesma que ela cuida. Em 2016, em parceria com o seu pai, Lipa criou a Sunny Hill Foundation em Kosovo, uma instituição de artes para crianças carentes terem aulas de danças e de diferentes instrumentos. Com planos de um segundo álbum em breve e diversos prêmios no currículo – ela já levou troféus na NME Awards, BBC Radio 1's Teen Awards, MTV Europe, e ainda deve arrecadar alguns no Brit Awards –, o nome de Dua Lipa ainda deve ecoar bastante por aí.