Música

Lista

Que música é essa? 12 faixas que embalam memes

Snoop Dogg, Vitas, Rick Astley e mais

Julia Sabbaga
11.07.2018
14h46
Atualizada em
11.07.2018
14h59
Atualizada em 11.07.2018 às 14h59

Na mania de memes atual, diversas músicas que embalam virais da internet se tornam conhecimento popular. Mesmo assim, por mais que a maioria das pessoas conheçam um trecho, poucas vão atrás de saber e ouvir as músicas que estão por trás. Por isso, compilamos abaixo 12 faixas que embalam alguns dos maiores memes da internet. Confira:

12 - "Turn Down For What" - DJ Snake e Lil Jon

YouTube-Reprodução

"Turn Down For What" foi lançada em 2014 e considerada uma das melhores músicas do ano pela Rolling Stone. Composta por DJ Snake e trazendo participação especial de Lil Jon, a música popularizou o termo do título, que significa algo como "por que parar a festa?". Mas tudo isso se tornou apenas pano de fundo quando a música virou trilha para diversos memes na internet, com destaque para a batalha de rap com Supa Hot Fire, que pode ser visto aqui. A música original pode ser ouvida aqui.

11 - "The Next Episode" - Dr. Dre com Snoop Dogg, Kurupt, e Nate Dogg

YouTube-Reprodução

Vários memes de Thug Life ("vida bandida", em tradução livre), quando não são embalados por "Turn Down For What" trazem aquela musiquinha familiar com Snoop Dogg no vocal. Mas a faixa original, "The Next Episode" é na verdade de Dr. Dre, e traz uma participação especial do rapper, que é a estrela de diversos memes de "oclinhos". A faixa original pode ser ouvida aqui. 

10 - "Never Gonna Give You Up" - Rick Astley

YouTube-Reprodução

"Never Gonna Give You Up" se tornou um meme completo, com direito a nome de Rickrolling, que define a prática de enviar o clipe da música no lugar de um link apropriado para a conversa. A faixa de Rick Astley foi lançada em 1987, no álbum Whenever You Need Somebody, e foi nº 1 em 25 países ao redor do mundo. Em 2008, Astley venceu o prêmio MTV Music Awards por melhor ato da história, como resultado da febre de rickrolling

9 - "The Sound Of Silence" - Simon & Garfunkel

YouTube-Reprodução

"Hello darkness, my old friend", frase retirada de "The Sound Of Silence", do Simon & Garfunkel, dominou virais da internet. A ideia foi usada na 4ª temporada de Arrested Development, e depois virou sensação em vídeos que de tristes viram engraçados, como o carismático Gaúcho da Copa, ou uma entrevista de Ben Affleck e Henry Cavill  falando das críticas de Batman vs Superman. A faixa foi lançada no álbum de estreia Wednesday Morning, 3 A.M., e se tornou nº1 nos EUA. Em 2012, ela foi incluída no Registro Nacional na Biblioteca do Congresso Americano, por sua relevância histórica e cultural.

8 - "Hide And Seek" - Imogen Heap

YouTube-Reprodução

"Mmm, what you say?" é outra frase que dominou vídeos, em grande parte depois de uma esquete do Saturday Night Live parodiar uma cena dramática do último episódio da 2ª temporada de The O.C, onde a música "Hide and Seek", da Imogen Heap, tocava. Desde então, a faixa é incluída em memes de acidentes dramáticos ou mortes de filmes, tornando sempre cada cena absurda. A faixa faz parte do segundo álbum da cantora, Speak for Yourself.

7 - "All Star - Smash Mouth

"All Star", clássico do Smash Mouth e inesquecível na trilha sonora de Shrek, é um meme por si só. Sem muita explicação, a faixa de 99 do álbum Astro Lounge começou a marcar diversos vídeos e imagens principalmente pela marcante primeira frase, "Somebody Once Told Me". Em entrevista à Inverse, a banda falou que não se incomoda: "Nós gostamos da atenção. Mesmo que seja uma besteira, é sobre a nossa música, que ainda vende muito toda semana".

6 - "The 7th Element" - Vitas

youtube/reprodução

Vitaliy Vladasovich Grachyëv, mais conhecido como Vitas, é um cantor da Letônia que marcou os memes brasileiros como poucos, principalmente pela música "The 7th Element", que conquistou o Brasil pelo jeito que o vocalista canta o bizarro refrão. Mas Vitas é muito mais que um meme; reconhecido como um dos cantores mais talentosos da região, Vitas foi o artista mais novo a ter feito um show no Kremlin, e tem uma sólida carreira com mais de 16 álbuns lançados. Ouça "The 7th Element" aqui.

5 - "Roundabout" - Yes

YouTube-Reprodução

Outra sensação inusitada dos memes é "Roundabout", clássico de 1971 do Yes, lançada no álbum Fragile. O início da música aparece em diversos memes que brincam com o conceito de "To be continued", que pausam os vídeos bem nos ápices. A origem do meme veio da inserção da música no fim de episódios do anime JoJo's Bizarre Adventure. A faixa é considerada uma das melhores músicas do Yes e é o single mais frequente nos shows da banda, já tendo sido tocada 2904 vezes ao vivo. No YouTube, diversas compilações do meme podem ser encontradas, e a música na íntegra pode ser ouvida aqui. 

4 - "Harlem Shake" - Baauer

youtube-reprodução

"Harlem Shake" é outra que virou mania em vídeos. Sempre na mesma ideia que consiste em uma pessoa dançando sozinha e, então, com todas as pessoas do lugar, os vídeos são sempre embalados em com a música "Harlem Shake", o primeiro single do DJ e produtor americano Baauer. Lançada em maio de 2012, a faixa não obteve muito sucesso até, do nada, virar meme com um vídeo viral, e disparou para o primeiro lugar das paradas em fevereiro do ano seguinte. Ouça a original aqui e veja uma compilação do meme aqui. 

3 - "The X Files" - Mark Snow

YouTube/reprodução

"The X-Files", o tema de Arquivo X composto por Mark Snow para a série, é outra que virou trilha para vídeos e imagens que geralmente simbolizam mistério ou incógnitas. O assobio característico da série, que já chegou ao topo das paradas no Reino Unido e foi indicado à diversos prêmios, virou meme e é o efeito cômico em diversas compilações no Youtube. Confira aqui uma delas e ouça a música original aqui. 

2 - "The Time Is Now" - John Cena

youtube-reprodução

Unexpected John Cena é uma forma de meme bem simples: a inserção de John Cena, o lutador profissional, em contextos inesperados em vídeos. O meme é sempre acompanhado pela música "The Time Is Now", faixa mais utilizada para introduzir Cena em suas lutas. A faixa é composta por ele mesmo, e foi lançada no seu álbum de estreia, You Can't See Me, de 2005. Ouça a faixa aqui. 

1 - "Shooting Stars" - Bag Raiders

"Shooting Stars" foi uma faixa lançada em 2008 pela banda australiana Bag Raiders, em seu EP Turbo Love, e teve sucesso moderado em sua época de lançamento. Quase dez anos depois, em 2017, a faixa explodiu ao ser inserida em um vídeo que mostrava um sujeito pulando em um rio, mas que inesperadamente mostrava o mergulho acontecendo no espaço, no fundo do oceano e outros cenários inusitados. Claro que a moda pegou, e "Shooting Stars" virou trilha de vários vídeos de pessoas mergulhando. Ouça a original aqui.