Transforme sua forma de curtir entretenimento

Conheça o Chippu Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Música
Notícia

Morre Perry Bamonte, multi-instrumentista do The Cure, aos 65

Músico tocou teclado, guitarra, baixo e percussão para a banda a partir de 1990

Omelete
2 min de leitura
26.12.2025, às 16H26.
Perry Bamonte, do The Cure (Reprodução)

Créditos da imagem: Perry Bamonte, do The Cure (Reprodução)

O músico Perry Bamonte, mais conhecido por sua atividade no The Cure, morreu aos 65 anos. A própria banda confirmou a notícia à Variety, citando que Bamonte morreu em casa após uma "breve doença" durante o feriado de Natal.

"Quieto, intenso, intuitivo, constante e enormemente criativo, 'Teddy' era uma parte vital e calorosa da história do The Cure", escreveram os músicos. "Nossos pensamentos e condolências estão com sua família. Sentiremos muito a falta dele".

Omelete Recomenda

Bamonte entrou no convívio do The Cure em 1984, quando se tornou parte da equipe técnica de turnê da banda, eventualmente desenvolvendo uma amizade próxima com o vocalista Robert Smith. Nesta época, ele já sabia tocar guitarra, e aprendeu outros instrumentos - baixo, teclado, percussão - que marcariam sua passagem pela banda.

Em 1990, quando o tecladista Roger O'Donnell decidiu deixar o The Cure, Bamonte foi promovido a novo membro da banda. O seu primeiro álbum foi Wish (1992), que elevou o perfil comercial da banda com o hit "Friday I'm in Love" (no qual Bamonte toca teclado e baixo).

O músico permaneceu com o The Cure através dos álbuns de estúdio Wild Mood Swings (1996), Bloodflowers (2000) e The Cure (2004), e tocou com a banda em mais de 400 shows até 2004, quando Smith reconfigurou o projeto como um trio e dispensou os serviços de Bamonte.

Nesse período, o músico se voltou para a ilustração e participou do supergrupo Love Amongst Ruin, ao lado de músicos do Placebo e do Jethro Tull, entre outros. Em 2019, ele se juntou aos outros membros do The Cure para a indução da banda no Rock and Roll Hall of Fame.

A reunião continuou ainda na turnê Shows of a Lost World (2022-2024), que a própria banda citou, em seu comunicado sobre a morte de Bamonte, como "os melhores shows de sua carreira". Uma dessas apresentações foi no Brasil, no Primavera Sound 2024.

O músico tinha mais shows com o The Cure marcadas para 2026. A banda ainda não anunciou um possível substituto para Bamonte nestes e outros compromissos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.