Patti Smith emociona ao representar Bob Dylan no Nobel - veja
Cantora interpretou "A Hard Rain's A-Gonna Fall" durante cerimônia
Patti Smith foi à cerimônia de entrega do Nobel de Literatura, representando Bob Dylan, que já havia anunciado que não compareceria à entrega da honraria. Smith, parceira de longa data do compositor, interpretou uma versão de "A Hard Rain's A-Gonna Fall", música lançada em 1983 por Dylan - veja abaixo.
Smith no meio da música, se emocionou e interrompeu a sua interpretação por um instante, pedindo desculpas. "Estou muito nervosa, me desculpem".
Ainda, na cerimônia, o professor Horace Engdahl, da Academia Sueca, explicou os motivos que levaram a acadêmia a premiar Dylan na categoria de literatura, leia trecho abaixo.
"[…]Por si só, não deve ser uma sensação que cantores/compositores agora recebam o Prêmio Nobel de Literatura. Em um passado distante, toda a poesia era cantada ou sintonizada, os poetas eram rapsodos, bardos, trovadores; ‘letras’ vem de ‘lira’. Mas o que Bob Dylan fez não foi voltar aos gregos ou aos provençais.
Em vez disso, dedicou-se de corpo e alma à música popular americana do século XX, do tipo que era tocada em estações de rádio e gramofones para pessoas comuns, brancas e negras: músicas de protesto, country, blues, rock, gospel, mainstream music. Ele ouvia dia e noite, testando as coisas em seus instrumentos, tentando aprender.[...]"
Leia mais sobre Bob Dylan
Leia mais sobre Patti Smith