Papa Roach fala do novo álbum: "É nosso trabalho mais eclético"

Créditos da imagem: Divulgação

Música

Entrevista

Papa Roach fala do novo álbum: "É nosso trabalho mais eclético"

Who Do You Trust? tem lançamento marcado para janeiro

Julia Sabbaga
19.11.2018
16h00
Atualizada em
20.11.2018
07h55
Atualizada em 20.11.2018 às 07h55

Não tem nem dois anos desde o último disco do Papa Roach, Crooked Teeth, e os californianos já estão com seu próximo trabalho, Who Do You Trust?, pronto e com lançamento previsto para janeiro. O décimo disco da carreira da banda é cercado de expectativa, e o grupo passou pelo Brasil em agenda de divulgação, parando para explicar para o Omelete os detalhes do próximo álbum. 

"Este é nosso trabalho mais eclético", explica o vocalista Jacoby Shaddix, antes de detalhar os extremos da sonoridade de Who Do You Trust?: "É tão maduro quanto adolescente, tão brusco quanto emocionante, tão suave quanto pesado. No álbum, nossos estilos estão mais claros: é onde o nosso punk está mais punk, o rock está mais rock e o pop é mais pop". A definição mais concisa dada pelo vocalista é clara: "É nossa experiência musical rock and roll com déficit de atenção". 

O disco foi gravado em partes, enquanto a banda ainda estava em turnê divulgando o último álbum, Crooked Teeth, o que explica a rapidez no lançamento: "No meio da turnê, nós fomos para o estúdio e gravamos cinco músicas. Quando terminamos, passamos um tempo com as famílias e daí retornamos para gravar o verão inteiro. Daí finalizamos o que nós achamos que é a nossa nova obra-prima". 

Como uma banda na ativa desde o começo dos anos 90, o Papa Roach é um dos remanescentes de um rock característico, principalmente como um dos maiores representantes do som pesado do início dos anos 2000, tendo marcado as rádios com hits que até hoje não saíram dos setlists do grupo: "Last Resort", "Scars" ou "Getting Away With Murder". Os clássicos da banda criaram uma base de fãs que até hoje permanece com o grupo, mas a evolução do som é bem clara no novo álbum. Sobre isso, Shaddix explica que há uma evolução constante em suas influências, citando bandas como Bring Me The Horizon ou artistas do hip-hop, como Anderson Paak: "Estas novas bandas, sejam de heavy metal ou de hip-hop, têm uma energia refrescante"

Com uma longevidade considerável, o vocalista ainda diz que há um sentimento peculiar em seus shows, compostos de fãs velhos e mais novos: "Temos uma base de fãs que continuou com a gente. É engraçado porque os novos fãs são os que ficam no mosh pit, chacoalhando, e os fãs antigos estão lá trás, bebendo cerveja, ficando na deles. Isso cria uma experiência muito única". 

Finalizando a conversa, Shaddix explica que o Papa Roach deve voltar ao Brasil para divulgar Who Do You Trust? depois do lançamento, e ainda faz referência à última passagem por São Paulo, quando a banda tocou no Tropical Butantã e sofreu com um apagão das luzes: "Claro que pretendemos voltar, definitivamente. Queremos voltar do jeito certo, e com as luzes certas, para não perdê-las no meio do show!". 

Who Do You Trust? será lançado em 19 de janeiro. Confira abaixo o último single revelado, "Not The Only One":