Música

Lista

Oscar | As canções originais que ganharam o prêmio nos últimos 10 anos

Relembre as vencedoras de melhor canção original

Julia Sabbaga
23.01.2018
15h40
Atualizada em
23.01.2018
18h45
Atualizada em 23.01.2018 às 18h45

Hoje a Academia anunciou os indicados ao Oscar de 2018 e, na categoria de melhor canção, estão indicados "Remember Me", de Viva - A Vida é uma Festa, "This Is Me" de O Rei do Show, “Mighty River”, de Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi, “Mistery of Love”, de Me Chame Pelo Seu Nome e “Stand Up For Something” de Marshall.

Agora olhamos para os últimos 10 anos do Oscar para relembrar as músicas que levaram o prêmio de melhor canção original no passado. Veja:

 

2008 – “Failing Slowly” – Once

No Oscar de 2008 a música de Once “Falling Slowly” ganhou de três músicas de Encantada que também concorriam - "Happy Working Song”, "So Close" e "That's How You Know" – além de "Raise It Up" de O Som do Coração. A música foi composta pela dupla Glen Hansard e Markéta Irglová, qua também são intérpretes e protagonistas do filme. A vitória de “Falling Slowly” marcou a quarta vez seguida que uma música vencedora do Oscar não foi indicada ao Globo de Ouro. Ouça aqui.

2009 – “Jai Ho” – Quem Quer Ser um Milionário?

Warner Bros/Divulgação

No Oscar de 2009, Quem Quer Ser um Milionário concorreu com duas músicas originais: “O... Saya” e “Jai Ho”, que levou o prêmio. Composta por A. R. Rahman, no filme a música conta com vocais de Sukhvinder Singh, Mahalaxmi Iyer e Vijay Prakash e aparece na sequência final, com coreografia. Ela levou o Grammy e ainda se tornou o hino do congresso nacional indiano em 2009. As duas músicas do filme concorriam com apenas uma outra indicada, “Down To Earth”, do Wall-EOuça aqui.

2012 – “Man Or Muppet” – The Muppets

No Oscar de 2012, “Man Or Muppet”, de Os Muppets, levou o Oscar de melhor canção original em uma noite peculiar, quando apenas duas músicas foram indicadas, a outra tendo sido “Real In Rio”, da animação Rio. O vencedor foi o compositor e letrista Bret McKenzie, que faz parte do Flight of the Conchords. “Man Or Muppet” foi a terceira música de Muppets a ter sido indicada ao Oscar, e a primeira a levar o prêmio. Na cerimônia nenhuma das duas músicas indicadas foi apresentada ao vivo. Ouça aqui.

2010 – “The Weary Kind” – Crazy Heart

Fox Searchlight Pictures/Divulgação

Em 2010, a música de Coração Louco “The Weary Kind” foi a vencedora da noite. Composta por Ryan Bingham e T Bone Burnett, no filme a canção é feita na voz dos atores Jeff Bridges e Colin Farrell, mas no álbum original é feita com Bingham no vocal. Em 2011 a música levou também o Grammy. A vitória marcou a primeira dos compositores, mas T Bone foi indicado também em 2004, pela música “Scarlet Tide”, de Cold MountainOuça aqui.

2011 – “We Belong Together” – Toy Story 3

A composição de Randy Newman para Toy Story 3, “We Belong Together”, foi a vencedora da noite em 2011, marcando a vigésima vez que ele foi indicado e segunda vez que levou a honra, depois de ter ganho em 2002 por “If I Didn’t Have You”, de Monstros S.A. Randy Newman compôs a trilha de todos os filmes Toy Story até hoje, e já está confirmado no quarto longa. Ouça aqui.

2016 – “Writings On The Wall” – Spectre

Em 2016, Sam Smith levou o Oscar pela música escrita para 007 Contra Spectre, “Writings On The Wall” mas ficou mais lembrado por deslizes. Além de ser criticado pela performance ao vivo na premiação, Smith errou ao se proclamar como o primeiro artista assumidamente gay a levar um Oscar. Depois de sofrer críticas de Dustin Lance Black, que ganhou por roteiro adaptado em 2009, Smith pediu desculpas pelo engano. Ouça aqui.

2017 – “City Of Stars” – La La Land

No inesquecível Oscar do ano passado, La La Land pode não ter levado melhor filme, mas levou, pelo menos, o Oscar de melhor música, pela “City Of Stars”. Composição de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul, a faixa levou o Golden Globe, o Critics Choice e diversos outros prêmios da indústria, além de estar atualmente indicada ao Grammy. Ouça aqui.

2013 – “Skyfall” – Skyfall

Adele levou o Oscar em 2012 pela música composta para 007 – Operação Skyfall, “Skyfall”, marcando a primeira vez que um filme da franquia de James Bond ganhava o Oscar, e a primeira indicada desde 1982, com “For Your Eyes Only”. A música composta pela cantora em parceria com seu produtor Paul Epworth foi cantada ao vivo pela primeira vez na cerimônia do 85º Oscar. Ouça aqui.

2014 – “Let It Go” – Frozen

Walt Disney Pictures/Divulgação

O hit “Let It Go”, de Frozen, levou um Oscar que não surpreendeu ninguém, depois da música ter dominado o mundo. Composta pelo casal Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, na cerimônia ela foi apresentada pela cantora Idina Menzel, logo após ter sido chamada ao palco por John Travolta, que a introduziu pelo nome absolutamente inventado “Adele Dazeem”. Em 2015 a faixa ganhou também o Grammy. Ouça aqui.

2015 – “Glory” – Selma

Em 2015, foi Selma que levou o Oscar de melhor canção, pela composição de John Legend, Common, e Rhymefest, “Glory”. A indicação de melhor música foi a única categoria que o filme apareceu além de melhor filme, gerando críticas de que a Academia esnobou o ator David Oyelowo e a diretora Ava DuVernay. Ao agradecer o prêmio, John Legend fez um discurso emocionado, dizendo: “Nós escrevemos esta música para um filme que foi baseado em eventos de 50 anos atrás, mas nós dizemos que Selma é atual porque a luta por justiça continua até hoje”. Ouça aqui.