Música

Lista

Os hits de 10 anos atrás: relembre os sucessos das rádios em 2008

Lady Gaga surgia para o mundo e Beyoncé marcava a música com "Single Ladies"

Julia Sabbaga
09.05.2018
16h57
Atualizada em
10.05.2018
23h02
Atualizada em 10.05.2018 às 23h02

Lembra quando a Katy Perry surgiu dominando paradas e causando polêmica com "I Kissed A Girl"? A música que chamou atenção na época pode até ter dado o que falar, mas esse ano a cantora já até disse que tem vontade de mudar a letra. Pois é, 10 anos se passaram desde a explosão de Katy, do lançamento da histórica "Single Ladies" da Beyoncé e, pasme, até de "Viva La Vida", do Coldplay. No Brasil, 2008 foi o ano de crescimento do indie, de Mallu Magalhães, e a faixa antiga do Tihuana, "Tropa de Elite", ressurgia nas rádios por causa do filme. 

Relembre abaixo os hits de 2008:

14 - "Single Ladies" - Beyoncé

"Single Ladies" foi lançada em 2008 no terceiro álbum de Beyoncé, I Am... Sasha Fierce e se tornou um dos singles mais vendidos de todos os tempos. Vencedora de três Grammys, incluindo de música do ano, em 2010, "Single Ladies" marcou o topo das paradas no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido e ficou em primeiro lugar na lista de melhores músicas do ano da Rolling StoneOuça aqui.

13 - "Pontes Indestrutíveis" - Charlie Brown Jr.

Em 2007, o Charlie Brown Jr. lançou o seu nono álbum, Ritmo, Ritual e Responsa, mas o maior sucesso do disco veio só no segundo single, "Pontes Indestrutíveis", que se tornou uma das músicas mais ouvidas no Brasil em 2008. A faixa foi indicada como hit do ano no MTV Video Music Brasil do ano, e levou o prêmio de melhor clipe no Prêmio Multishow de Música Brasileira. Ouça aqui.

12 - "Viva La Vida" – Coldplay

O segundo single do álbum Viva la Vida or Death and All His Friends, do Coldplay, foi "Viva La Vida", que marcou a história da banda como o primeiro lançamento a atingir o topo das paradas tanto inglesas quanto americanas. Reconhecida como uma das músicas mais famosas do grupo, o hit composto por todos os membros da banda levou o prêmio de música do ano no Grammy de 2009. Ouça aqui.

11 - "Tropa de Elite" – Tihuana

"Tropa de Elite" faz parte do álbum de estreia do Tihuana, de 1999, Ilegal. Mas em 2008, com o lançamento do filme com o mesmo nome, "Tropa de Elite" voltou às rádios e chegou até a ganhar o disco de platina esse ano, bombando novamente o nome da banda. Em entrevista à Folha, o baixista Román Laurito falou do hit: "Foi uma reviravolta na nossa história, sem dúvida. Você pode dizer que somos um pouco reféns da música, mas não há o que reclamar. Estamos felizes com a popularidade de Tropa de Elite." Ouça aqui.

10 - "I Kissed a Girl" – Katy Perry

Em 2008, Katy Perry surgia na música com o lançamento de seu segundo álbum, One of the Boys. Com o primeiro single, "I Kissed A Girl", Perry já estreiou nas paradas e chegou ao topo da Billboard 200, onde permaneceu por sete semanas, e foi indicada no Grammy como melhor performance vocal de pop feminina. 2008 ainda contou com "Hot N Cold" da cantora, que também bombou nas rádios. Ouça aqui.

9 - "Mina do Condomínio" - Seu Jorge

O quarto álbum do Seu Jorge, América Brasil, foi lançado no Brasil em 2007, e no ano seguinte foi lançado também no mercado internacional. Neste ano, o álbum rendeu ao cantor a sexta música mais ouvida no país em 2008, "Mina do Condomínio". Ouça aqui. Ouça aqui.

8 - "Just Dance" - Lady Gaga

Um dos acontecimentos mais marcantes na música em 2008 foi o surgimento de Lady Gaga, que lançava o seu primeiro álbum, The Fame. O hit "Just Dance", primeiro single da cantora, chegou ao topo das paradas em diversos países, incluindo EUA, Reino Unido e Austrália. Escrita em parceria com Akon e o produtor RedOne, a música é um dos singles mais vendidos de todos os tempos, com mais de 10 milhões de cópias, e lançou a carreira de Gaga, que até hoje permanece como uma das maiores estrelas pop da música. Ouça aqui.

7 - "Tchubaruba" - Mallu Magalhães

Mallu Magalhães também surgiu em 2008, chamando a atenção do Brasil para o cenário da música independente. Seu primeiro hit, "Tchubaruba", veio do álbum com o mesmo nome e surgiu nas paradas brasileiras, rendendo à cantora três indicações no MTV Video Music Brasil e uma indicação como revelação do ano no prêmio Melhores do Ano. Ouça aqui.

6 - "Piece Of Me" – Britney Spears

Lançada no álbum Blackout, de 2007, "Piece Of Me" foi outra canção lançada no ano anterior mas permaneceu nas paradas e se tornou uma das mais ouvidas em 2008. A faixa foi marcante na carreira de Britney Spears por ser uma resposta as críticas e a intensa cobertura que a cantora recebia na mídia, e acabou na lista de melhores músicas do ano da Rolling Stone, na posição 15. Ouça aqui.

5 - "Pela Última Vez" – NX Zero

O NX Zero era outra banda nos holofotes na época, e em 2008 uma das músicas mais ouvidas no Brasil foi o hit "Pela Última Vez", do terceiro álbum da banda, auto-intitulado, que já recebeu certificado de platina. "Pela Última Vez" foi o quarto single do álbum, que marcou o primeiro lançamento da banda em uma grande gravadora. Ouça aqui.

4 - "Don’t Stop The Music" – Rihanna

Uma das músicas que bombou tanto nas rádios quanto nas baladas foi "Don't Stop The Music", hit do terceiro disco da Rihanna, Good Girl Gone Bad. O single da cantora foi a segunda música mais ouvida no Brasil em 2008 e chegou ao topo das paradas em nove países, e em terceiro na parada americana da Billboard. A faixa também levou indicação no Grammy, como melhor música de dance. Ouça aqui.

3 - Exttravasa - Claudia Leitte

2008 também marcou com a chegada de Claudia Leitte em sua carreira solo, e seu primeiro single, "Exttravasa", foi a décima música mais ouvida no ano no Brasil. A faixa foi o primeiro single do álbum Ao Vivo em Copacabana, lançado em junho de 2008, mas foi revelada já no fim de 2007. Até hoje, a canção é considerada um dos maiores sucessos do axé. Ouça aqui.

2 - "So What" – Pink

Faixa do quinto álbum da Pink, Funhouse, "So What" foi a segunda música da cantora a atingir o número 1 na Billboard, sendo a primeira "Lady Marmalade", em 2001. Em 2008, "So What" recebeu elogios por sua letra empoderadora, que tratava da (breve) separação de Pink do seu marido Carey Hart. A música é a faixa mais bem sucedida da cantora nos EUA. Ouça aqui.

1 - Vanessa Da Mata - Boa Sorte / Good Luck

De acordo com a Crowley Broadcast Analysis, "Boa Sorte/Good Luck", de Vanessa da Mata, foi a música mais ouvida no Brasil em 2008. Com participação de Ben Harper, a faixa foi o primeiro single do álbum Sim, o terceiro da cantora, que recebeu disco de ouro em Portugal e disco de platina duplo no Brasil. Ouça aqui.