Música

Artigo

Óbvio, básico e imperdível: The Beatles 1

Óbvio, básico e imperdível: The Beatles 1

Alexandre Nagado
23.11.2000
00h00
Atualizada em
09.11.2016
11h08
Atualizada em 09.11.2016 às 11h08
Falar bem dos Beatles hoje em dia pode até ser repetitivo, mas é sempre necessário. A música pop, o rock e o show business não seriam os mesmos se os fabulosos de Liverpool não tivessem começado sua carreira há cerca de 40 anos. E quando se relembra que já faz três décadas que o lendário grupo se dissolveu, a coisa mais óbvia para uma gravadora é lançar uma coletânea de sucessos. Como essa tarefa seria árdua e sempre insatisfatória, pois há beatlemaníacos de várias tendências, a solução foi lançar um álbum "temático".

E o tema aqui escolhido é o número 1, ou seja, todas as músicas dos Beatles que chegaram, pelo menos uma vez, ao número 1 das paradas, seja na Inglaterra ou nos EUA. O resultado foi a reunião de 27 faixas que entraram pra história. Como Yesterday, a canção mais regravada de todos os tempos, ou Yellow Submarine, tema do psicodélico desenho para cinema estrelado pelo quarteto. O lançamento de 1 foi acompanhado da estréia do site oficial dos Beatles (veja link abaixo) e o anúncio do lançamento, para o Natal, de um single inédito que ficou de fora da trilha de Yellow Submarine.

A única surpresa em 1 (se é que isso é possível) é coletar as diversas capas que os compactos em vinil receberam ao redor do mundo. Tem até capinhas japonesas, onde os Beatles são grafados (em alfabeto japonês, claro) como "Biitorus". E engraçadas capas em espanhol, que traduziam quase tudo, anunciando "Los Beatles" e seus sucessos "Podemos Solucionarlo" (We Can Work it Out) e "Vacacion de un dia" (Day Tripper). O texto de introdução do álbum é do hábil produtor George Martin, que pegou melodias inspiradíssimas e deu-lhes um toque erudito, como em "Eleanor Rigby". Não por acaso, muitos se referem a ele como o "quinto Beatle", dada sua importância em refinar o trabalho do grupo.

Com o lançamento amplamente divulgado na mídia de 1, o legado de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr se mostra mais vivo do que nunca.

The Beatles 1
Lançamento: EMI Records
Produção: George Martin (exceto "Something", por Phil Spector)



Todas as músicas:

  1. Love me do
  2. From me to you
  3. She loves you
  4. I want to hold your hand
  5. Can’t buy me love
  6. A hard day’s night
  7. I feel fine
  8. Eight days a week
  9. Ticket to ride
  10. Help !

  11. Yesterday

  12. Day tripper

  13. We can work it out

  14. Paperback writer

  15. Yellow submarine

  16. Eleanor rigby

  17. Penny lane

  18. All you need is love

  19. Hello, goodbye

  20. Lady madonna

  21. Hey, Jude

  22. Get back

  23. The ballad of John and Yoko

  24. Something

  25. Come together

  26. Let it be

  27. The long and winding road

Site oficial: www.thebeatles.com