Eliana no clipe de "Força do Mestre"

Créditos da imagem: "Força do Mestre"/Eliana/Reprodução

Música

Lista

Nostalgia pura: 7 hits nacionais sobre cultura pop que marcaram nossa infância

Artistas de todos os gêneros já cantaram sobre nossos desenhos e séries preferidos (e aposto que você ainda se lembra das letras)

Mariana Canhisares
06.09.2021
12h32

Não há dúvidas de que produções como Pokémon, Power Rangers e Cavaleiros do Zodíaco marcaram uma geração de pequenos espectadores -- até porque a importância desses títulos está presente até hoje na memória dos fãs de cultura pop, como você e eu. Porém, talvez um fato menos acessível tantos anos depois é como essas séries e animes também tiveram impacto no nosso cenário musical. Artistas brasileiros que bombavam ali nos anos 2000 embarcaram nesses hits televisivos e cantaram suas versões sobre as aventuras que nos deixavam grudados na telinha.

Não lembra? Então se prepare para uma verdadeira viagem no tempo com sete músicas “nerds” que marcaram nossa infância (e que certamente vão te deixar cantando o dia todo):

“A Força do Mestre” | Eliana

Muito antes de Katy Perry celebrar Pokémon com o single “Electric”, Eliana já cantava sobre a icônica franquia. Em “A Força do Mestre”, ela nos contou sobre os desafios e as aventuras que um mestre Pokémon enfrenta todos os dias: grandes batalhas, jornadas longas e, claro, a equipe Rocket. Mas, mais do que isso, ela estendeu o convite para quem quisesse participar: “vem, vem, vem aqui comigo / vem, vem, vem correr perigo!”. E a gente lá disse não?

“Pegasus Fantasy” | Edu Falaschi

É difícil desassociar o ex-vocalista do Angra Edu Falaschi a Cavaleiros do Zodíaco -- ou, melhor, a "Pegasus Fantasy", famosa música do anime. Não à toa, um dos momentos mais marcantes do Rock in Rio de 2013 foi sua versão a capella desse clássico. Tudo bem, ele foi coagido pela galera, que gritava “Seiya!”, enquanto o cara só queria encerrar o show da sua banda Almah. Mas vamos combinar: se qualquer um de nós tivesse a chance de ouvi-lo ao vivo cantando a versão brasileira dessa música, quem em sã consciência não tentaria a sorte? Ela é boa demais!

“Homem-Aranha” | Jorge Vercillo

Esse é um daqueles combos que você só acredita que rolou de verdade porque você estava lá. Quantas vezes você não assistiu ao clipe do Jorge Vercilo, em que o cantor brincava de cama de gato com um barbante, encarnava o herói da Marvel durante uma gravação e impedia um assalto em um beco em Brasília. Tudo isso, é claro, enquanto ele cantava sobre a vida do Teioso naquele climinha bem MPB. Jorge Vercillo foi o próprio Homem-Aranha brasileiro no saudoso ano de 2002.

"O Universo Precisa De Vocês" | Sandy & Jr

Além de muito divertida e viciante, “O Universo Precisa de Vocês” era uma ótima cola para você tentar explicar para os seus parentes quem eram os Power Rangers. Se seu avô de repente ficasse confuso, era só recorrer às palavras de Sandy & Jr -- realmente qualquer estrofe dava conta do recado. Mas se você soubesse a coreografia, aí que não tinha erro mesmo. Ou seu familiar entendia, ou saía com a certeza de que estava de uma vez por todas desconectado “dessa nova geração aí”.

“Seu Coração” | Sandy & Jr

Sandy & Jr também marcaram os fãs da Disney com a música “Seu Coração”, que tocava nos créditos finais de Mulan. E, gente, lá tem um jeito melhor de celebrar a vitória da heroína que não esse hino? Eu honestamente desconheço uma alternativa melhor. Mas a verdade é que esse é só um dos exemplos do envolvimento da dupla com a animação, porque Sandy gravou também as versões em português de “Imagem”, clássico do filme original, e a canção inédita do live-action, “Lealdade Coragem Verdade”. É uma melhor que a outra!

Abertura de Digimon | Angélica

Não duvido que os versos "Digimon, digitais / Digimon são campeões" estejam impressos na sua cabeça desde o minuto que você assistiu o primeiro episódio de Digimon, mas você lembrava como esse clipe com a Angélica era hipnotizante? Confesso que estou um pouco decepcionada comigo mesma por não me lembrar tão bem desse chapéu bucket ou simplesmente de que existiu essa versão com a cantora performando na frente da abertura. Isso é um tesouro dos anos 2000! É a definição de nostalgia pura.

“He-Man” | Trem da Alegria

"Eu tenho a força / Sou invencível / Vamos amigos / Unidos venceremos a semente do mal". Eu sei, no minuto que você começou a ler essa lista, esse refrão imediatamente te veio à mente -- e por um momento você temeu que essa música seria esquecida. Mas não aqui. Os músculos de aço do nosso herói He-Man, assim como sua força e coragem serão sempre exaltados. Cantando, dançando e, por que não, até passando um pouquinho de vergonha...

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.