Morre Rogério Duarte, um dos criadores do movimento tropicalista
Artista estava tratando câncer há dois meses
Morreu na última quarta-feira (13) o músico, poeta e artista Rogério Duarte, um dos criadores do movimento tropicalista. Duarte estava internado há dois meses tratando de um câncer ósseo e no fígado.
O artista deixou sua marca no cinema, na música e na literatura e elevou o movimento tropicalista a um novo patamar na década de 1960. Em uma entrevista à Rolling Stone, Duarte citou "o carnaval baiano e a arte brasileira em geral" como as principais influências para a criação da tropicália e definiu o período como o momento em que "as portas da história se abriram para nós".
Surgindo durante a Ditadura Civil-Militar de 1964, a Tropicália sempre sofreu com críticas, sendo considerada por muitos como um movimento vazio e rebelde. Os membros do movimento sempre reforçaram que nunca quiseram embutir um discurso político abertamente em suas obras e que a simples estética falava por si. Caetano Veloso, Torquato Neto, Rita Lee, Gilberto Gil, Tom Zé e Arnaldo Baptista são alguns dos principais nomes do movimento.