Morre Manny Charlton (Reproduação/YouTube)

Créditos da imagem: Morre Manny Charlton (Reproduação/YouTube)

Música

Notícia

Morre Manny Charlton, fundador do Nazareth e produtor do Guns N' Roses

Música estava com 80 anos

Omelete
2 min de leitura
Pedro Henrique Ribeiro
06.07.2022, às 22H59

Morreu nesta quarta-feira (6) o músico Manny Charlton, guitarrista fundador da banda escocesa Nazareth e produtor das primeiras demos do Guns N' Roses. Ele tinha 80 anos e a causa de sua morte não foi revelada. As informações são da revista Variety.

Nascido na Espanha, em 25 de julho de 1941, Manuel Charlton emigrou para a Escócia ainda criança para fazer história no rock com seus trabalhos dentro e fora dos palcos. Ele tocou em várias bandas, incluindo a Shadettes, que em 1968 mudou o nome para Nazareth.

Charlton foi um dos principais nomes da Nazareth, atuando como guitarrista, produtor e compositor desde a formação da banda, em 1968, até 1990, quando saiu do grupo. O último álbum da banda também contou com o maior sucesso dela, um cover de "Love Hurts", dos Everly Brothers. Após deixar o grupo, Charlton lançou um álbum solo e fez dois discos com a Manny Charlton Band, que se separou em 2003.

Em meados dos anos 1980, Axl Rose queria que Charlton produzisse o primeiro álbum de sua banda, que futuramente se tornaria um sucesso global. O músico do Nazareth então produziu 25 faixas para a banda, no famoso estúdio Sound City, em Los Angeles. Algumas foram pirateadas e outras se tornaram faixas "lado B", mas no final, Charlton desistiu de produzir por causa de sua agenda com o Nazareth.

O anúncio da morte foi feito pelo neto Jamie Charlton, nas redes sociais.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.