Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar

Foi anunciada ontem a morte do radialista britânico John Peel. Trabalhando na BBC desde 1967, ele foi um dos grandes descobridores de bandas das últimas décadas. Em depoimentos oficiais, dezenas de músicos deixaram sua último homenagem ao DJ.

"Se não fosse John Peel, não haveria Joy Division, nem New Order", disse Bernard Summer, guitarrista das duas bandas. James Dean Bradfield, vocalista do Manic Street Preacher disse foi por causa dele que eu consegui ouvir algumas das mais obscuras, porém influenciais músicas. Se não fosse por ele, eu nunca teria ouvido um monte de coisas. O serviço que ele prestou era de nos mostrar músicas que nunca conseguiria comprar em Cardiff. Ele era um portal para um mundo novo.

Omelete Recomenda

Em seu programa, Peel tocava as fitas demo que recebia e gostava e também abria espaço para os artistas se apresentarem ao vivo. Com exceção de Beatles e Rolling Stones, praticamente todas as grandes bandas da história da música passaram por lá. A gigantesca lista tem por exemplo Jimi Hendrix, The Smiths, David Bowie, Velvet Underground, Sex Pistols, Nirvana, U2 e quem mais você puder imaginar.

Mas ele não era apenas um descobridor de bandas de rock´n roll. Enquanto todos na Inglaterra falavam apenas do Britpop, ele apresentava em seu programa as primeiras batidas do tecno e do drum´n´bass.

John Robert Parker Ravenscroft, que só virou John Peel quando começou um programa em uma rádio pirata em Londres, faleceu em conseqüência de um ataque no coração aos 65 anos em Cuzco, no Peru, onde passava férias. O radialista deixou sua esposa Sheila, quatro filhos e muitos amantes da música ao redor do mundo.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.