Música

Notícia

Morre James Brown

Morre James Brown

26.12.2006, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 01H03

Morreu ontem, aos 73 anos, o cantor James Brown, um dos nomes mais inovadores e influentes da black music dos EUA. Brown faleceu no Emory Crawford Long Hospital, em Atlanta, onde estava internado por causa de uma pneumonia.

Conhecido pela excentricidade e pela dança frenética, Mr. Dynamite ou Godfather do soul, suas alcunhas mais conhecidas, contribuiu decisivamente para a transmutação do gospel em outros gêneros musicais, como o R&B; e o soul. A partir daí, abriu caminho para o surgimento de outros estilos de música negra como o rap, o funk e a disco.

Os maiores clássicos de James Brown são I Got You (I Feel Good), Papas Got a Brand New Bag, Please Please Please, Its a Mans, Mans, Mans World, Get Up (I Feel Like Being a Sex Machine) e Living in America. A última lhe rendeu um Grammy em 1987 pela participação na trilha sonora de Rocky IV. O cantor também trabalhou no filme Os Irmãos Cara-de-Pau.

Nos anos 60, Brown se envolveu em movimentos pelos direitos humanos, especialmente os voltados ao orgulho negro. A música Im Black and Im Proud é considerada um hino da luta contra o preconceito racial.

Ao longo da carreira James Brown teve momentos bastante conturbados. O cantor ficou famoso pelos diversos envolvimentos com a Justiça - drogas e atos violentos - e chegou a ser preso. Assumidamente workaholic, gravou mais de 50 discos, faz parte do Hall da Fama do Rock e recebeu um prêmio Grammy pela sua trajetória, em 1992.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.