Música

Notícia

Morre Billy Preston, o legítimo quinto Beatle

Morre Billy Preston, o legítimo quinto Beatle

07.06.2006, às 00H00.
Atualizada em 14.12.2016, ÀS 12H04

Existe mais de um quinto Beatle. Alguns dizem que era o produtor George Martin, outros defendem que Stuart Sutcliffe, amigo de John Lennon e baixista nos primeiros dias da banda, merece mais a honraria. Ninguém, porém, jamais alcançou o feito de Billy Preston: ter seu nome entre os créditos de um single do quarteto. Com isso, Preston se tornou para muitos o verdadeiro quinto Beatle - e essa é uma das glórias que ele deixa de herança.

Preston morreu ontem, aos 59 anos, no Shea Scottsdale Hospital, no Arizona, onde viveu nos últimos meses e onde estava em coma desde novembro. A hipertensão já debilitava seu fígado há anos. O transplante realizado em 2002 não foi suficiente para lhe dar chances de recuperação.

Texano de nascença, Preston desde criança mostrava-se um prodígio no teclado. Aproximou-se dos Beatles nos anos 60 por conta desse talento, assinou com a Apple Records e serviu de tecladista nas gravações de Let it be, The White Album e Abbey Road. Com o fim da banda em 1970, ele participou de um dos trabalhos solo de George Harrison e colaborou no Plastic Ono Band de Lennon e Yoko Ono. Transversalmente, deixou sua marca em Sgt. Pepper, ao protagonizar com Peter Frampton e os Bee Gees a versão cinematográfica do disco.

Não foi só com os Beatles, porém, que Preston deixou seu nome na música pop. É dele a entradinha clássica do teclado de Miss You, dos Rolling Stones. Sticky fingers, Exile on Main Street, Goats head soup, Its only Rockn Roll e Black and blue são alguns dos discos da banda em que ele toca. Sammy Davis Jr., Ray Charles, Little Richard, Bob Dylan, Aretha Franklin, Sly and the Family Stone já o acompanharam. You are so beautiful, sucesso na voz de Joe Cocker e nos comercias de margarina, é de sua autoria.

Seu legado é uma pegada gigantesca, desde o gospel ao pop ao rock ao soul ao clássico ao country, resume, sem exagerar, à agência AFP, a empresária de longa data de Preston, Joyce Moore.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.