Música

Notícia

Martin Birch, produtor de Iron Maiden e Black Sabbath, morre aos 71

Seus créditos também incluem discos de Fleetwood Mac, Deep Purple, Whitesnake e mais

Julia Sabbaga
10.08.2020
09h58

Martin Birch, produtor inglês que trabalhou com diversas bandas de metal e hard rock, incluindo Black Sabbath e Iron Maiden, faleceu aos 71 anos. A morte foi confirmada no Twitter por David Coverdale, do Whitesnake, que escreveu: "É com o coração muito pesado que eu acabei de saber que o produtor Martin Birch se foi... Martin foi uma grande parte de minha vida... Me ajudando desde da primeira vez que nos conhecemos até Slide It In... Meus pensamentos e rezas estão com sua família, amigos e fãs".

Birch tem créditos em diversos álbuns do Fleetwood Mac, em trabalhos de 1969 a 1973, e na mesma época colaborou com o Deep Purple, incluindo no clássico álbum Machine Head, de 1972. Mais tarde, trabalhou com Rainbow, Blue Öyster Cult e Whitesnake, antes de produzir a era Black Sabbath com Ronnie James Dio. Birch produziu os álbuns Heaven & Hell, de 1980, e Mob Rules, de 81.

O baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, também prestou homenagem ao produtor no Twitter: "Realmente triste de saber da morte de Martin Birch. Um produtor brilhante. Tive o prazer de trabalhar com ele nos álbuns do Black Sabbath Heaven and Hell e Mob Rules. Condolências à Vera e a família".

Nos anos 80, Birch começou uma parceria de longa data com o Iron Maiden, produzindo nove álbuns da banda inglesa, desde Killers, de 1981, até Fear of the Dark, de 1992. Este foi seu último trabalho como produtor, tendo se aposentado da indústria musical com 42 anos.