Marcelo Frommer
Marcelo Frommer
O músico Marcelo Fromer nasceu em 3 de dezembro de 1961, em São Paulo. Na adolescência, teve uma banda chamada Trio Mamão e as Mamonetes, ao lado de Branco Mello e Tony Bellotto. Anos mais tarde, no Colégio Equipe (Zona Oeste da capital paulista), os três se juntaram a outros colegas para montar uma nova banda, o Titãs do Iê-Iê-Iê. A primeira apresentação do grupo foi no Sesc Pompéia, em 1982. Fromer era um dos guitarristas.
Eles passaram dois anos tocando em bares e fazendo pequenos shows no Rio e em São Paulo, até assinarem com uma gravadora, em 1984. A WEA acompanhou o grupo durante quinze anos - desde o álbum de estréia, Titãs, até As Dez Mais, de 1999. A atual gravadora é a Abril Music.
Os grandes momentos do Titãs foram:
- Cabeça Dinossauro (1986) marcou a mudança de atitude da banda. No seu terceiro trabalho, eles deixaram o pop de lado e partiram para uma música mais pesada e crítica. Este disco é considerado um dos melhores da história do rock brasileiro. Fazem parte do álbum as músicas "Polícia", "A A U U", "Porrada" e "Bichos Escrotos".
- Õ Blésq Blom (1989) foi considerado pela crítica o melhor disco do ano. Nesta época, os Titãs estavam no auge da criatividade e misturavam diferentes estilos sonoros. No Nordeste brasileiro, eles gravaram as vinhetas de abertura e encerramento do disco com os repentistas Mauro e Quitéria. Estão neste álbum "32 Dentes", "Flores" e "Miséria".
- Acústico MTV (1997) é até hoje o álbum de maior vendagem do grupo. Depois de Titanomaquia e Tudo ao Mesmo Tempo Agora, discos "grunge" (o Rock de Seattle, cujo maior nome é o Nirvana), a banda partiu novamente para o pop, em Domingo (1995). Mas foi o Acústico, com rearranjos nos principais "hits" do Titãs e convidados especiais, que tornou a banda um sucesso para todos os públicos. Podia-se ouvir as baladas "Pra Dizer Adeus" e "Os Cegos do Castelo" em qualquer rádio, o horário que fosse.
Fora do Titãs, Marcelo Fromer atuou como cronista esportivo e gourmet. Em 1990, ao lado do também titã Nando Reis (baixista), ele escreveu uma coluna para o jornal "Folha de S. Paulo". Depois, passou pelo "Jornal da Tarde" e emissoras de TV (SporTV) e rádio. Na "89 FM - A Rádio Rock", em São Paulo, teve um programa ao lado de Casagrande e Luciano Jr., o "Rock & Gol". Com a chegada da internet, começou a colaborar em diversos sites. Em 1999, escreveu o livro "Você tem fome de quê&qt;&", título também da coluna que assinava no jornal "O Estado de S. Paulo", sobre restaurantes e comida em geral. Fromer era também sócio de uma importadora de vinhos chamada Garrafeira e escrevia a biografia do ex-jogador Walter Casagrande.
Fromer foi casado duas vezes e teve quatro filhos. Susy, 17 anos, e Mila, 16, nasceram no primeiro casamento e Max, 5, e Alice, 7, são filhos do segundo. Atualmente, namorava a jornalista Karen Kupfer.