Kyuhyun do Super Junior, Hayley Williams do Paramore e Vernon do Seventeen (Reprodução/Montagem Omelete)

Créditos da imagem: Kyuhyun do Super Junior, Hayley Williams do Paramore e Vernon do Seventeen (Reprodução/Montagem Omelete)

Música

Lista

Paramore, Super Junior e mais: os lançamentos musicais imperdíveis de dezembro

Rebecca Black e Vernon do Seventeen movimentaram último mês do ano

Omelete
1 min de leitura
31.12.2022, às 06H00.

O Natal chegou e passou, o réveillon está aí batendo na porta, mas o mundo da música não para nem para comemorar as festas de fim de ano. Em dezembro, tivemos vários lançamentos empolgantes, que também dão uma boa dica de como vai ser 2023 - do k-pop de veteranos como Shinwha e Super Junior às divas americanas Rebecca Black e Hayley Williams (do Paramore), tudo indica que teremos 12 meses movimentados pela frente. Antes, vem com a gente dizer adeus a 2022!

“Look at You” - Rebecca Black

Com um refrão de melodia tão bonita que dói - fisicamente! -, Rebecca Black mostrou mais uma vez que seu primeiro álbum completo deve ser um dos melhores momentos pop do ano que vem. Ainda não há data certa para o lançamento de Let Her Burn, mas a jovem que já foi chacota da internet acertou em cheio de novo com essa produção econômica, mas surpreendente: piano e voz na maior parte da música, sintetizadores e guitarras inesperadas na seção central. Sem contar o impacto dos últimos versos: Eu estaria mentindo se dissesse que não tenho inveja de você/ [parada dramática] Olhe para você.

“Rumble” - Shinhwa WDJ

Estreando em 1998, o Shinhwa é hoje o grupo de k-pop (ao menos, no modelo tradicional da indústria) mais antigo em atividade. Nem por isso falta energia aos integrantes, como “Rumble” deixa claro com sua batida metalizada pronta para a pista de dança e as harmonias delicadas que animam o refrão. A canção faz parte do álbum Come to Life, o primeiro de uma subunidade do grupo batizada de WDJ e formada pelos cantores Minwoo, Dongwan e Junjin - lá também é possível ouvir pérolas como o sensual single “Flash”, uma guitarrada latina da melhor qualidade.

“The News” - Paramore

O This is Why, novo álbum do Paramore, confirmou o seu status como um dos mais aguardados de 2023 com o segundo single retirado dele, “The News”. Assim como a faixa-título, lançada em setembro, a nova canção é uma meditação pessimista e conectada ao zeitgeist sobre o mundo em ruínas que encaramos durante 2022, e o que ele fez com a nossa cabeça. Ao contrário de “This is Why”, no entanto, “The News” abandona o swing setentista para voltar ao rock “chapado” do Paramore, modulado pelos melismas soul da vocalista Hayley Williams. Isso sem contar que ela dá um ótimo conselho no refrão: Desligue o noticiário”.

“Scent of You” - &TEAM

Formado a partir de um reality show, o primeiro grupo musical da divisão japonesa da toda-poderosa HYBE (a gravadora do BTS) fez sua estreia de maneira exuberante com “Scent of You”. Levado por um riff de guitarra viciante enfeitado por diferentes tons de sintetizadores e filtros de voz, o primeiro single do &TEAM não só faz um bom trabalho ao apresentar o grupo ao mundo (vide a excelente e complexa coreografia vista no clipe), como também prova que ainda há vida inteligente na nova geração da música asiática. Ufa!

“When I Move” - KARA

Já que o assunto nessa lista é, aparentemente, estreantes e veteranos do pop asiático, aqui temos outro representante da velha guarda: o KARA, que está na estrada desde 2007, retornou após longos seis anos de silêncio com “When I Move”, um explosivo épico de pista de dança (completo com um dos refrões mais “gritáveis” do k-pop em 2022), produzido com um esmero afetuoso que transparece principalmente nos detalhes: das guitarras discretas que dão cor única ao instrumental até a cena inicial do clipe, onde as cantoram se sentam em uma mesa de jantar que inclui um lugar vazio - homenagem a Goo Hara, integrante do KARA que morreu em 2019.

“Do What You Like” - INI

Assim como o &TEAM, o INI é um grupo de pop japonês formado por um reality show - o Produce 101 Japan 2, de 2021. O primeiro álbum completo dos 11 artistas que integram a formação final do INI é o Awakening, que quebrou recordes de venda no Japão e está cheio de pérolas pop. “Do What You Like” é a nossa preferida, um R&B de melodia deliciosamente redondinha, produção cheia de floreios surpreendentes (incluindo uma sessão de sopros sintetizada que soa diferente de tudo o que ouvimos este ano) e até uma queda de ritmo pós-refrão que se aproxima do samba. Anárquico e brilhante.

“Black Eye” - Vernon

Vernon sempre foi o integrante mais, digamos… alternativo do Seventeen. Nem sempre confortável em sua posição de idol do k-pop, o cantor e rapper coreano-americano fez sua estreia solo oficial com “Black Eye”, confirmando a afinidade com o emocore que já havia ficado clara com “2 MINUS 1”, composição incluída em um dos álbuns do grupo. Aqui, a influência melódica e instrumental é ainda mais franca, e a letra cheia é de ousadias (de palavrões no refrão ao tom geral de niilismo dos versos), entregue com um tom grave e expressivo que dificilmente aparece nos raps do Seventeen. Deixem o menino voar!

“White Love” - Super Junior

Feliz Natal, p*rra! A única canção temática de festas de fim de ano da nossa lista é essa paulada eletrônica do Super Junior, construída em torno de melodias cafonas e antiquadas, mas turbinada por sintetizadores e uma batida nada característica para a música natalina, bem mais próxima do techno industrial. O resultado são (pouco menos de) três minutos de pura alegria natalina, que de quebra ainda nos lembram que o SuJu tem alguns dos melhores vocais do k-pop - e tem show no Brasil ano que vem, hein? Até 2023!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.