Música

Lista

Lady Gaga, Led Zeppelin e mais: músicas com gritos marcantes

Quando vocalistas arrasam em partes sem letra

16.10.2018, às 17H27.

A música já cotada ao Oscar de Nasce Uma Estrela, "Shallow", arrepiou muita gente desde o trailer do filme. O curioso é que a parte mais marcante não é tanto o seu refrão, mas sim quando Lady Gaga solta a voz em um "aah" realmente poderoso. Com isso em mente, reunimos abaixo algumas das músicas - dos mais variados gêneros - com gritos marcantes, sem letra. Confira:

"Shallow" - Lady Gaga, Bradley Cooper

Lançada na trilha sonora de Nasce Uma Estrela, "Shallow" já conquistou os fãs desde o lançamento do primeiro trailer do filme, que cresce junto com a voz de Gaga. A faixa foi composta pela própria cantora em parceria com Mark RonsonAnthony Rossomando, e Andrew Wyatt, e também produzida por Gaga com colaboração de Benjamin Rice. O trecho em si pode ser ouvido no player acima, no marco de 2min30. 

Warner Bros/Divulgação

"Immigrant Song" - Led Zeppelin

Claro que "Immigrant Song", do Led Zeppelin, não ficaria de fora da lista. Lançada em 1970, no álbum Led Zeppelin III, a música traz uma das melhores performances vocais do rock, e o grito de Robert Plant no início da faixa do é um dos trechos mais facilmente reconhecíveis do catálogo da banda. O trecho está logo no início do vídeo acima (aos 9 segundos, mais precisamente).  

"The Great Gig In The Sky" - Pink Floyd

"The Great Gig In The Sky", do Pink Floyd, é outra que não pode ficar de fora de uma lista de gritos marcantes, afinal, a música inteira é basicamente isso. A faixa, do álbum The Dark Side Of The Moon, traz a performance vocal de Clare Torry, que improvisou e tentou "cantar como se fosse um instrumento". Por ter improvisado, Torry tem créditos na composição da música, que pode ser ouvida acima. 

"Pesadão" - IZA

A grudenta "Pesadão", da IZA em parceria com Marcelo Falcão, é outra música que a parte mais marcante é apenas uma melodia em um forte vocal. Lançada no álbum de estreia da cantora, Dona de Mim, o single é uma das músicas mais contagiantes do ano, exatamente pelo seu gritinho. Ouça acima, logo no começo da faixa.

"The Number Of the Beast" - Iron Maiden

Gritos no heavy metal poderiam ganhar uma lista própria, mas uma boa maneira de exemplificar o gênero é com o grito de Bruce Dickinson em "The Number Of The Beast", do Iron Maiden. O grito em questão vem logo ao fim da introdução, e a lenda diz que o vocalista gritou deste modo por frustração, após o produtor Martin Birch tê-lo feito cantar a introdução diversas horas. O trecho acontece no marco de 1min17. 

"Psycho Killer" - Talking Heads

"Psycho Killer", do Talking Heads, tem uma letra peculiar, simples, e um refrão marcante, que culmina em um gritinho icônico do vocalista David Byrne. O single de estreia da banda foi lançado no álbum Talking Heads: 77 e mais tarde foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame de músicas que moldaram o rock. No player acima, o trecho pode ser ouvido pela primeira vez no marco de 1min10. 

"Highway Star" - Deep Purple

Voltando para o rock pesado, o Deep Purple tem um grito lendário no clássico "Highway Star", de 1972. A música do álbum Machine Head traz o vocalista Ian Gillan em um grito crescente logo no início, que marca o início explosivo da faixa. No player acima, o trecho vocal começa aos 25 segundos. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.