![]() |
||
|
O aniversário de 10 anos da morte de Kurt Cobain colocou os anos 90 novamente em evidência. Nunca, neste século, se comentou tanto sobre o cenário musical da década passada - dez anos ao longo dos quais se destacaram diversos guitarristas, seja pela técnica ou peculiaridade. Por esse ponto de vista, poucos músicos uniram tão bem essas duas características quanto John Anthony Frusciante.
Sua história é digna de cinema. Nascido em 1970, quase integrou a banda de Frank Zappa na adolescência. Aos 18 anos, passou a fazer parte do seu conjunto preferido, o Red Hot Chili Peppers.
Quatro anos se passaram e, no meio da turnê do multiplatinado Blood Sugar Sex Magik, seu segundo álbum com os Peppers, abandonou o grupo para se dedicar a outras artes, à espiritualidade, e se tornar um usuário full-time de drogas. Nessa época, inicia sua carreira solo.
Os dois primeiros discos de John Frusciante foram compostos durante pesadas sessões de heroína e lançados por pequenos selos. Quem esperava uma sonoridade "funkmetal", proveniente de sua banda anterior, se surpreendeu com trabalhos autorais e repletos de espontaneidade.
O primeiro, Niandra Lades & Usually Just a T-Shirt, vendeu mais de 100 mil cópias pelo mundo e seu formato intrigante, gravado em 4 canais e cheio de guitarras em ritmos e contra-ritmos dissonantes, o torna o preferido entre a maioria dos fãs.
Já Smile From the Streets You Hold, o segundo, retrata a pior fase de seu vício e, apesar dos (com o perdão da palavra) picos de genialidade, não remete a uma boa digestão. O próprio guitarrista renega esse trabalho por afirmar que só o fez para patrocinar sua heroína, droga que o fez perder seus dentes, sua aparência jovial e seu patrimônio monetário.
Sua morte, esperada por todos que tinham conhecimento da situação, não aconteceu devido à sua volta para a banda, impulsionada pela saída de Dave Navarro (do Jane´s Addiction), guitarrista que o substituiu nos Chili Peppers.
A luta contra o vício e seus problemas de voz, e a busca por uma melhor desenvoltura no palco, ficaram evidentes para quem acompanhou a banda. Apesar disso, logo em suas primeiras férias, em 2001, John Frusciante lançou seu terceiro disco.
Mesmo contendo elementos dos álbuns anteriores, To Record only water for ten days é mais acessível, com estruturas musicais mais próximas do convencional ocidental, além da utilização de bateria eletrônica e efeitos sonoros construídos com mellotron e teclados.
By the way, o quarto álbum do Red Hot Chili Peppers com a presença do guitarrista, foi lançado em 2002 e catapultado para o topo das paradas. Sua participação no processo de criação e desenvolvimento das músicas mostram um aumento na auto-confiança do músico. Isso está evidente em seu mais novo trabalho.
É impossível falar sobre o novo disco solo de John Frusciante sem fazer todo esse apanhado de sua carreira. Seu som reflete, de forma simples e clara, seu momento de vida e suas experiências passadas, além de um modo de pensar completamente único.
Diferente dos discos anteriores em que fez absolutamente tudo, Shadows Collide with People, já lançado no país pela Warner, tem a participação de seus colegas no Chilli Peppers Chad Smith e Flea (no baixo em "The Slaughter") além do vocalista do Bicycle Thief, Josh, encarregado dos backing vocals.
Talvez seja exatamente por esse formato diferente que os ouvintes mais antigos estranhem o novo álbum. Há um choque entre a genialidade de outrora com a sonoridade de uma banda "de verdade" o que, neste caso em específico, pode não ser um aspecto positivo - de grupos que fazem rock acessível o mundo está cheio.
Mesmo assim, o disco tem seus momentos geniais, afinal, seu compositor não desaprendeu. A proximidade com o rock praticado nos 60 e nos 90 torna o produto muito atraente. A mescla entre suas esquisitices musicais com rock acessível certamente encantará os ouvintes de primeira viagem.
Quem já conhece sua trajetória e espera encontrar seu melhor trabalho deve manter a calma para não se decepcionar de primeira. Escutando-o com paciência é possível perceber que o álbum é uma evolução dos trabalhos anteriores. A degustação é tarefa recomendável e o resultado extremamente prazeroso.
Mais informações sobre sua carreira, seus gostos musicais, suas obras em pintura, versões demo de "Shadows Collide With People", você pode encontrar em www.johnfrusciante.com. Divirta-se.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários