Música

Artigo

Ira! Entre seus rins

Ira! Entre seus rins

Alexandre Nagado
31.01.2002
01h00
Atualizada em
14.12.2016
05h03
Atualizada em 14.12.2016 às 05h03
Já faz mais de 20 anos que a banda Ira! estreou, sendo parte da fase áurea do pop-rock brasileiro. Formado por Nasi (voz), Edgard Scandurra (guitarra e voz), Ricardo Gaspa (baixo) e André Jung (bateria), o Ira! vem mantendo a integridade de suas propostas sonoras numa carreira cheia de altos e baixos. Na década de 90, ficaram meio esquecidos, sendo lembrados apenas pelos fãs mais fiéis. O reencontro com o sucesso veio com o CD Isso é Amor, de 1999, marcado por várias regravações de peso. Depois, em 2000, veio o MTV ao Vivo, que comemorou os 20 anos do grupo e apresentou a uma nova geração vários hits de épocas passadas. Finalmente, no final de 2001, chegou às lojas o primeiro álbum de músicas inéditas desde 1998. E valeu a pena esperar, pois nesse tempo todo, o Ira! se reencontrou com o grande público, pôs a cabeça no lugar, deixou de lado experiências eletrônicas que não deram certo e mostra um trabalho enxuto, vigoroso e de grande sensibilidade, como nos bons tempos. O clima geral do novo álbum é meio depressivo e introspectivo, características enfatizadas pela voz rouca de Nasi.

“Entre seus rins”, a faixa que batiza o novo trabalho, é uma balada romântica com uma letra que não podia ser mais visceral. “Superficial (como um espinho)”, música que também fez parte do álbum MTV ao Vivo, ganha agora versão de estúdio com um belo arranjo de cordas que faz lembrar “Flores em você”, sucesso do disco Vivendo e Não Aprendendo (de 1986). A faixa “Um homem só” é um rock básico e melancólico, pontuado pela habilidade de seu compositor Edgard Scandurra, um dos maiores guitarristas do país. Também valem uma audição detalhada as faixas “Pecado” (composição de Edgard com Arnaldo Antunes) e “O tempo”, com boas e interessantes letras que divagam sobre angústias do cotidiano.

Simples, vigoroso e refinado, esse é mais um grande trabalho do grupo paulista que não deixa morrer o bom e velho rock’n roll, coisa que faz questão de frisar logo na canção que abre o novo álbum.

Nota Omelete
Bailão bão! 3 ovos

IRA! – ENTRE SEUS RINS
Lançamento: Abril Music
Produção: Marcelo Sussekind
Destaques: O bom e velho rock’n roll, Superficial (como um espinho), Um homem só, Mistério, O tempo...
Site oficial: www.uol.com.br/ira



Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.