Chegou
às lojas brasileiras no final do ano passado o derradeiro disco do ex-Beatle
George Harrison, que faleceu em 2001. Preparado desde 1999, Brainwashed
é o legado do mais discreto dos Beatles.
Espremido entre os talentos e egos gigantescos de John Lennon e Paul McCartney, George lutou muito para que suas composições aparecessem nos discos da maior banda de todos os tempos. O ressentimento pelo pouco espaço que lhe era dado como autor contribuiu para o fim da banda, fato que ficou evidente quanto, em 1970 - cerca de um ano depois da separação - George lançou um disco triplo repleto de canções rejeitadas anteriormente pelos colegas e pelo produtor George Martin. Porém, mesmo com clássicos como My sweet lord e What is life em sua lista de trabalhos-solo, ele não conseguiu a mesma projeção que a famosa dupla de ex-colegas.
Lutando contra o câncer que acabou por derrotá-lo, George estava sem lançar um disco-solo desde 1987, época de Cloud nine. Ele ainda se reunira pela última vez com Ringo Starr e Paul McCartney em 1995 para gravar Real love, composição de Lennon incluída na coletânea Anthology vol. 2.
Produzido por ele mesmo, pelo amigo Jeff Lyne e pelo filho Dhany Harrison (que segue o caminho do pai como guitarrista), Brainwashed traz doze faixas com arranjos belíssimos que confirmam todo o talento de George. As composições, quase todas dele, trazem músicas repletas de bom humor, otimismo, espírito crítico e poesia. Marwa blues, instrumental, mostra George em pleno domínio de sua guitarra slide. Between the devil and the deep blue sea tem um refrão que gruda nos ouvidos e seu arranjo blueseiro é uma verdadeira viagem sonora do lendário guitarrista. Stuck inside a cloud, a primeira música a ser divulgada, rivaliza com grandes baladas como Something, seu maior hit com os Fab Four. A faixa-título, com sua crítica à mídia, seu apelo a Deus e até um mantra de yoga, traduzem muito do pensamento e filosofia do veterano roqueiro. São músicas que mostram um artista que, sabendo da morte próxima, fez uma grande e inteligente celebração da vida. Poeta é pouco.
Brainwashed | ||
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
George Harrison EMI Music |
![]() |
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários