Heavy Metal Ópera
Heavy Metal Ópera
Quando o termo “ópera” vem à mente, nós, via de regra, lembramos de barítonos robustos, sopranos elegantes, cenários majestosos e muita música erudita. Por outro lado, quando pensamos em “heavy metal”, a imagem é outra: sujeitos cabeludos, com cara de mau, tratando de “detonar”, literalmente ou não, seus instrumentos. Em suma, dois termos tão distintos que qualquer pretensão de combiná-los soa impossível. No entanto, é exatamente isso que acontece em Avantasia – The Metal Opera, a primeira obra solo de Tobias Sammet, vocalista do Edguy, uma das melhores bandas de heavy metal do momento.
Para realizar o projeto, Tobias reuniu elementos característicos das óperas – personagens, uma história a ser contada – com a energia do heavy metal e fez um CD de primeira. São treze músicas – Prelude, Reach Out for the Light, Serpents in Paradise, Malleus Malleficarum, Breaking Away, Farewell, The Glory of Rome, In Nomine Patris, Avantasia, A New Dimension, Inside, The Sign of the Cross e The Tower –, todas em ambiente medieval, típico do metal melódico. Elas narram os esforços de Gabriel, um noviço que passa a questionar sua fé quando salvar a alma – e a vida – de Anna Held, acusada de feitiçaria pela Inquisição.
Tobias convidou músicos de competência indiscutível, como Henjo Richter, guitarrista do Gamma Ray, e Markus Grasskopf, baixista do Helloween, dentre outros. No entanto, o ponto alto de Avantasia são suas personagens. Para viver cada uma, foi recrutada a fina nata dos vocalistas do gênero: Kai Hansen (Gamma Ray), como Regrin, o anão; David DeFeis, como Jakob, um monge dominicano; Oliver Hartmann, como o Papa Clemente IX; Sharon Del Adel, como Anna Held; Rob Rock, como o Bispo Johann Adam Von Bicken; Ralf Zdiarstek, como Falk Von Krinberg; Timmo Tolkki, guitarrista do Stratovarius, como a Torre em The Tower; e André Matos, Ex-Angra, hoje no Shaman, como Elderane, o Elfo; além do próprio Tobias como Gabriel. O ilustre “desconhecido” no projeto, porém, é justamente quem dá voz ao principal coadjuvante, Lugaid Vandroy. Esse vocalista fantástico, que aqui atende pelo nome de Ernie, é, na verdade, Michael Kiske, ex-vocalista do Helloween e tido por muitos como o melhor gogó do metal. Só por esse elenco, Avantasia merece ser conferido.
Algumas faixas, como a que dá título ao álbum, são candidatas a riffs imortais graças aos refrões “grudentos”. Outras, como “The Sign of the Cross” e “The Tower”, destacam-se por trazer quase todos as personagens, com os vocalistas se revezando em várias passagens.
Avantasia – The Metal Opera é uma obra em duas partes. O segundo CD deve sair entre o fim deste ano e o início de 2002. De acordo com Tobias Sammet, ele está quase inteiramente gravado. A versão nacional custa, em média, R$ 22,00 e traz duas faixas bônus: uma versão demo de “Avantasia” e “The Final Sacrifice” que, infelizmente, não descobri se é ou não, cover de outra banda.
Para mais informações (em inglês): www.tobiassammet.com.