Música

Lista

Heath Ledger | 5 clipes dirigidos pelo ator

Ledger faleceu há 10 anos hoje, dia 22 de janeiro

Julia Sabbaga
22.01.2018
13h10

Hoje o mundo relembra o legado de um dos grandes atores que deixou a vida cedo demais. Heath Ledger, que faleceu há 10 anos hoje, deixou para trás papeis inesquecíveis, mas o que pouca gente sabe é que ele tem em seu currículo alguns registros como diretor em clipes. Ledger trabalhou com artistas que eram seus amigos próximos e criou belos vídeos musicais, de diversos estilos. Veja abaixo:

“Morning Yearning” - Ben Harper

O primeiro clipe dirigido por Heath Ledger foi para “Morning Yearning”, de Ben Harper. Os dois eram amigos de longa data e, em 2006, fundaram uma gravadora juntos. No mesmo ano, Ledger dirigiu a faixa de Harper, marcando seu primeiro trabalho como diretor, em seu primeiro clipe, que é composto por imagens do músico iluminadas por trás e vultos dançantes, que harmonizam com a música de um jeito bem poético. No documentário I Am Heath Ledger Ben Harper falou sobre o falecido amigo: “Algumas pessoas são grandes demais para o mundo”. Veja o clipe aqui. 

Nick Drake – Black Eyed Dog

O vídeo que Heath Ledger dirigiu para Nick Drake não cabe exatamente na mesma categoria dos outros. Ledger era um fã do músico inglês, que faleceu aos 26 anos, em 1974, de overdose, e criou um visual para a faixa “Black Eyed Dog”, uma das últimas escritas antes da sua morte. Em 2008, Ledger falou de seu amor pelo compositor: “Eu era obcecado pela sua história e sua música, e ainda espero contar sua vida um dia”. Infelizmente Ledger partiu antes de produzir um documentário completo, mas o vídeo que criou para Drake é melancólico e pesado. Veja aqui.

“King Rat” – Modest Mouse

Para o Modest Mouse, Heath Ledger estava dirigindo o clipe de “King Rat” quando faleceu antes de terminar a produção. A faixa que foi lançada no EP No One's First, and You're Next ganhou um vídeo temático de uma das causas defendidas pelo ator, contra a caça de baleias. A animação que foi totalmente idealizada por Ledger e finalizada após sua morte traz um grupo de baleias caçando humanos para produzir ração animal. As vendas da música no iTunes foram doadas à uma instituição de caridade que intervém contra a caça das baleias. Veja aqui. 

“Cause An Effect” - N'fa Jones

Heath Ledger dirigiu dois clipes para o artista africano-australiano N’fa. Os dois se conheceram na escola e permaneceram amigos até a morte do ator, em 2008. A primeira colaboração foi para a faixa-título do álbum Cause An Effect, que contou com um vídeo filmado na garagem de Ledger. Na descrição do vídeo, o músico descreve o processo: “Heath tinha uma visão muito clara do que ele queria de mim como performer e para o vídeo em si. Ele estava certo que queria um vídeo mais artístico do que um vídeo de pop para a MTV”. Veja aqui. 

“Seduction Is Evil (She’s Hot)” – N’fa Jones

O ator dirigiu também o clipe da faixa “Seduction Is Evil (She’s Hot)”, do mesmo álbum do N’fa. O vídeo é totalmente diferente e traz um clima de cabaré, cheio de figuras douradas e uma estética que parece um sonho. Veja aqui.