Hamilton, musical de Lin-Manuel Miranda

Créditos da imagem: Hamilton/Disney/Divulgação

Música

Notícia

Hamilton | Disney exibirá gravação do musical nos cinemas em 2021

Estúdio disputa direitos da obra de Lin-Manuel Miranda desde 2018

Arthur Eloi
03.02.2020
14h23
Atualizada em
03.02.2020
15h24
Atualizada em 03.02.2020 às 15h24

O musical norte-americano Hamilton finalmente será exibido fora dos palcos. Após uma intensa briga pelos direitos, a Disney anunciou que se encarregará da distribuição nos cinemas - mas só a partir de 15 de outubro de 2021.

Criado, escrito e atuado por Lin-Manuel Miranda (O Retorno de Mary Poppins, His Dark Materials), Hamilton acompanha a história de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos Estados Unidos - porém conduzido inteiramente com rap e hip-hop. Isso fez com que o musical se tornasse um fenômeno midiático, que não só lançou Miranda ao estrelato, como ator e compositor, mas também rendeu inúmeras referências na cultura pop, de BoJack Horseman à Entre Facas e SegredosHamilton venceu 11 Tony Awards, o Oscar do teatro, e também um Pullitzer.

A gravação conta com todo o elenco original da Broadway, que conta com nomes como Anthony Ramos (E Um Bairro de Nova York), Daveed Diggs (Black-ish, Unbreakable Kimmy Schmidt), Renée Elise Goldsberry (Altered Carbon), e mais. Acontece que a filmagem foi feita em 2016, no teatro Richard Rodgers, em Nova York. Como a peça ainda está em cartaz - ainda que com elenco diferente -, a ideia era liberar a gravação apenas após 2020, para maximizar o público presencial.

A disputa pelos direitos da gravação acontece desde 2018 e, segundo um artigo do Wall Street Journal da época, o valor da distribuição do musical estava na casa dos US$50 milhões. Não foi divulgado quais outros estúdios estavam contra a Disney na disputa. [Atualização] Segundo o Deadline, a Disney pagou US$75 milhões para conseguir a versão cinematográfica de Hamilton, o que pode consagrar o musical como a aquisição cinematografica mais cara da história. [Fim da atualização]

Ainda não há confirmação se Hamilton será exibido nos cinemas brasileiros.