Música

Notícia

Gilberto Gil assume cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras

Músico e ex-Ministro da Cultura discursou contra o "obscurantismo"

Omelete
2 min de leitura
Eduardo Pereira
08.04.2022, às 21H26
ATUALIZADA EM 08.04.2022, ÀS 22H11
ATUALIZADA EM 08.04.2022, ÀS 22H11

O músico baiano e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil assumiu, em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (8), a cadeira de número 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Gil foi eleito para a posição em 2021, com maioria absoluta de votos (21, no total). Assista acima à transmissão oficial do evento.

Em seu discurso de posse, Gil denunciou: "Há uma guerra em prol da desrazão e do conflito ideológico nas redes sociais da internet, e a questão merece a atenção de nossos educadores e homens publicos. A abl tem muito a contribuir nisso".

O músico também lembrou a história do assento que agora ocupa na organização, afirmando: "O patrono da cadeira número 20, onde hoje tomo assento, é o escritor Joaquim Manuel de Macedo... Ele é o autor, entre outros títulos, de A Moreninha, de 1844; primeiro de nossos clássicos romances românticos".

Em novembro do ano passado, quando foi eleito imortal da ABL, Gil acompanhou a votação em casa, visto que uma norma da organização proíbe que candidatos elegíveis participem da sessão. Junto ao cantor e compositor, também concorreram o poeta Salgado Maranhão (que recebeu 7 votos), e o crítico literário Ricardo Daunt (0 votos).

Conhecido por canções como "Aquele Abraço", "Esotérico" e "Vamos Fugir", Gil tem uma discografia com mais de 50 álbuns. Ao todo, ele também possui dois Grammy Awards e dois Grammy Latino

Em 2001, o cantor e compositor também foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Durante o governo do ex-presidente LulaGilberto Gil também assumiu o posto de ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008.

Em 2021, Fernanda Montenegro foi eleita como nova imortal da Academia. A atriz concorreu à posição sem oponentes à cadeira de número 17 da instituição, deixada vaga após a morte do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.