O baterista George Brown, conhecido por seu trabalho com a banda Kool & the Gang, morreu na última quinta-feira (16), aos 74 anos. A notícia foi confirmada pelo agente do grupo ao The New York Times, citando complicações de um câncer como a causa da morte.
Brown, conhecido no line-up do Kool & the Gang como "Funky", nasceu em Nova Jersey e conheceu os outros integrantes da banda em 1964, começando como variações de jazz e depois evoluindo para uma mistura de gêneros como funk, disco e R&B.
O sucesso veio na década seguinte, quando o álbum Wild and Peaceful (1973) gerou o hit “Jungle Boogie”, iniciando um período de dominação das paradas. Grandes sucessos como “Ladies’ Night”, “Too Hot”, “Fresh”, “Cherish” e a inescapável “Celebration” surgiram nos discos seguintes.
Mesmo após o período da febre disco, o Kool & the Gang seguiu na ativa, lançando um total de 26 álbuns de estúdio, muitos deles com produção assinada por Brown. O mais recente, People Just Wanna Have Fun, foi lançado em julho deste ano.
A influência ampla dessa discografia pode ser sentida nos múltiplos samples de canções do Kool & the Gang ouvidos em hits contemporâneos de artistas como Ice Cube, Snoop Dogg e Mary J. Blige. Já no cinema, eles foram ouvidos em Embalos de Sábado à Noite e Pulp Fiction, entre outras trilhas sonoras.
O baterista deixa sua esposa, Hahn Brown, e cinco filhos.
*************
Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!