Música

Notícia

Gene Simmons é criticado por viúva de Dio após falar em patentear símbolo clássico do metal

Sinal do metal "pertence a todos", disse Wendy Dio

Rafael Gonzaga
17.06.2017, às 17H30
ATUALIZADA EM 17.06.2017, ÀS 18H15
ATUALIZADA EM 17.06.2017, ÀS 18H15

Gene Simmons gerou polêmica ao tentar registrar a patente de um símbolo clássico do rock, o chifre feito com os dedos, e, agora, Wendy Dio, viúva de Ronnie James Dio, do Black Sabbath, registrou seu desagrado com a atitude do músico. Em entrevista ao The Wrap, ela disse que é terminantemente contra a atitude do fundador do Kiss.

"Tentar ganhar dinheiro com algo como isso é nojento. O símbolo pertence a todo mundo, não pertence a uma só pessoa. É algo de domínio público, não deveria ser comercializado. É rídiculo, eu acho, com toda honestidade. Acho que ele se tornou um completo tolo".

Uma das argumentações de muitos fãs era de que, na verdade, Dio era o criador real do gesto dentro do movimento do metal. Mas Wendy também não concorda com isso, observando rapidamente que seu marido também não deve ser creditado como dono do gesto. Ela apontou que o cantor, que morreu em 2010, passou a usar o gesto como referência a um antigo símbolo italiano que ele aprendeu com sua avó, que o usava para afastar o mal.

De acordo com a Mashable, o líder do Kiss abriu um pedido no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA para ter a titularidade da marca do gesto icônico, alegando que o gesto teria sido usado comercialmente  pela primeira vez em 14 de novembro de 1974, durante uma tour do Kiss

O principal problema para Simmons nesse caso será provar que o símbolo é de fato dele - vários argumentos pesam contra o artista. Em primeiro lugar, o gesto é extremamente semelhante ao sinal clássico de chifres, embora com uma posição diferente de polegar (confira aqui a versão de Simmons). O sinal dos chifres historicamente já está associado ao diabo e sua aplicação pode ser rastreada séculos atrás em várias culturas.

Além disso, o gesto de Simmons é idêntico ao gesto da língua de sinais americana para "eu te amo", e isso pode representar o maior obstáculo que a equipe jurídica do artista terá no caminho da obtenção do registro.

Na própria cultura pop, o gesto pode ser encontrado em várias outras referências. A posição dos dedos é idêntica ao gesto feito pelo Homem-Aranha e até mesmo John Lennon foi fotografado fazendo algo bastante semelhante com a mão ainda em 1966.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.