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Gamma Ray - No World Order

Gamma Ray - No World Order

RP
13.02.2002, às 01H00.
Atualizada em 06.11.2016, ÀS 07H02
O Gamma Ray foi formado em 1989 quando Kai Hansen foi forçado a sair do Helloween, banda que ajudou a fundar e consagrar, devido a diferenças criativas com os demais membros do grupo. À frente do Helloween, primeiro como guitarrista e vocalista, depois apenas como guitarrista, Kai foi o principal responsável pela maioria das composições de Keeper Of The Seven Keys I & II, álbuns tidos hoje como clássicos, uma vez que ajudaram a redefinir o metal melódico e apresentaram aquela que seria uma das maiores bandas do gênero.

No princípio, a idéia de Kai era que o Gamma Ray fosse apenas um projeto, não uma banda. Assim, ele teria tempo para se dedicar a outras investidas musicais. No entanto, no fim das contas, e depois de anos com a formação variando bastante, o Gamma Ray consagrou-se como uma das mais importantes bandas de Heavy Metal da atualidade, e Kai Hansen mostra que ainda continua em forma depois de tanto tempo, com o lançamento do novo álbum do grupo, No World Order. Além de Kai Hansen (vocais e guitarra), a formação do grupo estabilizou-se há alguns álbuns e conta com Henjo Richter (guitarra), Dirk Schlächter (baixo) e Daniel Zimmermann (bateria).

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O álbum em si dá uma sensação de dejá vu em quem ouve, já que se assemelha bastante com o que o Gamma Ray vem fazendo em seus trabalhos anteriores, ou seja, o fã sabe exatamente o que vai encontrar logo quando escuta os primeiros acordes de “No World Order”: Puro Heavy Metal tradicional, com pitadas de Melódico e Épico, aliados a uma bela dose de energia.

Depois de uma pequena introdução – “Induction” –, o álbum já começa com “Dethrone Tyranny”, um metal melódico um tanto quanto acelerado; em seguida vem “Heart Of The Unicorn”, pesada, direta e totalmente influenciada pelo metal rápido do Judas Priest. “Heaven or Hell” é a quarta faixa e traz um refrão bem “grudento”, sendo seguida por “No World Order”, a faixa-título, onde se nota grande influência do metal setentista aliada aos riffs rápidos característicos do Gamma Ray; “Damn The Machine” vem mesclando esse Heavy a la Judas Priest aliado ao coro característico do metal épico; “Solid” e “Fire Below” quase poderiam fazer parte de trabalhos do Judas sem parecer estar fora de lugar ali; “Eagle”, a faixa seguinte, é outra onde se percebe uma grande influência de Judas Priest e Iron Maiden. No entanto, lembra muito o próprio trabalho de Kai Hansen para o álbum “Somewhere Out In Space”. Por fim, fechando o cd há a balada semi-acústica “Lake of Tears”.

Como já foi dito, um álbum puramente Gamma Ray, onde a única novidade notável é a temática das letras, que gira em torno de uma conspiração global engendrada por poderosas organizações secretas. O trabalho de ilustração da capa – linda, por sinal - ficou a cargo de Herve Monjeaud, que substituiu Derek Riggs, mais conhecido no mundo da música por ser responsável pela grande maioria das capas dos álbuns do Iron Maiden, e que havia trabalhado nas capas dos últimos cds do Gamma Ray.

No World Order é indispensável para os fãs do Gamma Ray e também deve agradar em cheio os fãs de um Heavy tradicional no mesmo estilo do praticado por Judas Priest e Iron Maiden.

Discografia: Heading For Tomorrow (1989), Sigh No More (1991), Insanity And Genius (1993), Land Of The Free (1995), Alive ’95 (1996), Somewhere Out In Space (1997), Power Plant (1999), Blast From The Past (coletânea dupla – 2000)

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