A cantora Gal Costa, uma das vozes mais icônicas da música brasileira, morreu aos 77 anos. Ao Splash, a assessoria informou que a cantora sofreu um infarto nesta manhã de quarta-feira, dia 9: "Gal Costa sofreu um infarto em sua casa e não resistiu. Pedimos respeito e compreensão nesse momento de luto", diz o comunicado.
Recentemente, Gal cancelou o show que faria no Primavera Sound por questões de saúde, mas sua equipe informou que a cantora retornaria aos palcos no fim de novembro.
Gal lançou o seu primeiro trabalho em 1965, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil. No icônico disco Tropicalia ou Panis et Circencis, de 1968, Gal cantou "Mamãe Coragem", "Parque Industrial" e "Enquanto Seu Lobo Não vem", antes de lançar em 1969 seu primeiro álbum solo, auto-intitulado. Gal Costa trouxe hits como "Baby" e "Divino Maravilhoso".
Outros hits na sua voz incluem "Um Dia de Domingo", "Chuva de Prata", "Lágrimas Negras", "Vapor Barato" e mais. Com mais de 55 anos de carreira, Gal lançou 31 álbuns de estúdio e foi indicada 5 vezes ao Grammy Latino.
Uma cinebiografia de Gal Costa, Meu Nome é Gal, está em produção atualmente. O filme tem direção de Dandara Ferreira e Lô Politi e terá Sophie Charlotte no papel da cantora.