Eddie Van Halen, lendário guitarrista da banda Van Halen, morre aos 65 anos

Créditos da imagem: Ethan Miller / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Música

Notícia

Eddie Van Halen, guitarrista da banda Van Halen, morre aos 65 anos

Músico combatia um câncer na garganta

Gabriel Avila
06.10.2020
16h35
Atualizada em
06.10.2020
18h43
Atualizada em 06.10.2020 às 18h43

Eddie Van Halen, um dos maiores guitarristas da história do rock, faleceu aos 65 anos. De acordo com o TMZ, o músico do Van Halen faleceu nesta terça-feira (6) após uma longa batalha contra um câncer na garganta. A informação foi confirmada por seu filho Wolf Van Halen:

"Não consigo acreditar que estou tendo que escrever isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer nesta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir. Cada momento que compartilhei com ele dentro e fora dos palcos foi um presente. Meu coração está partido e não acredito que vou me recuperar completamente desta perda. Te amo muito, pai."

Ao longo de 48 anos de carreira, Eddie Van Halen se tornou um dos mais influentes guitarristas do rock graças ao seu som característico tanto com o Van Halen, quanto em outras parcerias. Com frequência está no top 10 de listas de melhores guitarristas de todos os tempos, ocupando a 8ª posição na votação da Rolling Stone e chegando em 4º no ranking da Guitar World. Autor de clássicos como "Runnin' With The Devil", "Jump", "Eruption" e "Ain’t Talk About Love" pelo Van Halen, Eddie é relembrado também por "Beat It", clássico hit de Michael Jackson.

Nascido em 26 de janeiro de 1955 na Holanda, Edward Lodewijk Van Halen iniciou sua carreira músical ainda na infância ao lado de seu irmão Alex. Após a mudança de sua família para os Estados Unidos, a dupla aprendeu a tocar piano, mas logo trocaram o instrumento para guitarra e bateria, respectivamente. Com a influência de bandas como Cream e Led Zeppelin, a dupla decidiu formar a banda The Broken Combs, que não foi muito longe.

Em 1972 depois os irmãos decidiram montar a banda Genesis com Mark Stone no baixo e David Lee Roth nos vocais. Ao descobrir que já havia um grupo com este nome, eles adotaram o nome de Mammoth, que depois seria novamente trocado para Van Halen. Após substituir Stone por Michael Anthony, o grupo encontrou sua formação clássica, que viria a gravar seis álbuns de estúdio e entrar para a história da música.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.