Dio ao vivo na Cidade Maravilhosa
Dio ao vivo na Cidade Maravilhosa
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() Fotos - Gabriela Magnani |
Uma das maiores lendas do heavy metal, Ronnie James Dio e sua banda aportaram no Claro Hall, na cidade do Rio de Janeiro, na última sexta-feira para um show demolidor. Comandado pelo cantor, o grupo fez uma apresentação de duas horas em que todos os clássicos foram tocados para delírio do público. Os únicos incomodados pareciam ser os funcionários da casa. Talvez achando que o espetáculo não fosse demorar, eles resolveram fechar as portas bem antes do fim, deixando aberta apenas uma saída para que quem estava lá dentro pudesse sair. Bem verdade que o Claro Hall só teve metade de sua capacidade preenchida, mas jovens e "tiozinhos" obviamente trajados com camisas pretas de suas bandas favoritas, cantaram e aplaudiram todas as músicas.
Ronnie James se apresentou acompanhado por Craig Goldy (guitarra), Rudy Sarzo (baixo), Simon Wright (bateria) e Scott Warren (teclados). Eles vieram promover Holy Diver Live, um CD duplo ao vivo que foi lançado ano passado e resgata todas as músicas do álbum de estúdio. Além delas, nesta gravação ao vivo há ainda clássicos do Rainbow e Black Sabbath, bandas nas quais Dio assumiu os vocais respectivamente no lugar de Ritchie Blackmore e Ozzy Osbourne.
Nessa turnê sul-americana, para deleite dos fãs, Dio preferiu resgatar todos os clássicos. Ele abriu com "Children of the sea" enquanto a platéia berrava "Dio, Dio". Aos 57 anos de idade (que na verdade são 64, mas ele não assume), sua voz continua a mesma. É de se imaginar como aqueles vocais poderosos podem sair daquele sujeito tão pequeno. Ele deve ter descoberto a fonte da juventude ou os poços de Lázaro de Ras Al Ghul.
Na segunda música, "I speed at night", um problema. As caixas de retorno falharam, deixando o cantor meio agitado. A platéia não percebeu, mas os profissionais no fosso constataram seu descontentamento. O resto do show seguiu sem problemas. Na quinta canção, a ótima "Holy diver", os olhos do demônio no fundo do palco se acenderam, mostrando a mesma imagem do álbum lançado ano passado. Um efeito simples, mas que levou a platéia à loucura. Aproveitando o momento, ele emendou "Gypsy". Ao término, uma parada para o excelente solo de bateria de Simon Wright. Depois da ovacionada "Rainbow in the dark" veio o solo de guitarra de Craig Coldy, que depois ganhou a companhia do tecladista Scott Warren.
Ao voltar ao palco Dio fala sobre a letra de "All the fools sailed away", que é direcionada aos que confiam cegamente nos governos. Nessa música houve um excelente embate entre guitarra e teclado. Depois disso foi a vez das clássicas canções que gravou com outras bandas. Abriu com "The man on the silver mountain" e "Long live rock and roll", do Rainbow. Em seguida ele fez sua primeira despedida, mas inteligentemente não saiu do palco.
Todos sabiam que o show não podia acabar naquele momento. Ainda faltavam algumas músicas mitológicas. Agradeceu os aplausos com "Heaven and hell", que gravou com o Black Sabbath. Durante a música, num certo momento, toda a luz do palco se apagou e só uma intenso feixe vermelho de luz iluminou seu rosto, dando a impressão que o capeta tinha baixado no cantor. O público delirou. Depois vieram "We rock" e "Mob rules", antes do grand finale.
Ele mesmo anunciou: Não posso terminar sem tocar "The Last in line". Durante a apresentação da canção, ele fez um arranjo com a maneira de cantar, o som e a luz, que davam a impressão de que uma metralhadora tinha subido no palco. Terminada a música, as luzes se acenderam rapidamente deixando a banda e os espectadores atônitos. Dio fez os agradecimento de praxe e foi ovacionado.
Mais uma vez, numa carreira solo que já dura mais de 20 anos, o dever foi cumprido com extremo profissionalismo. Pior que nem parecia cansado. Talvez, se o público pedisse, ele emendasse mais uma música. Mas os funcionários do Claro Hall não quiseram arriscar.
Setlist:
- Children of the Sea
- I Speed At Night
- One Night in the City
- Stand Up and Shout
- Holy Diver
- Gypsy
- Sunset Superman
- Dont Talk To Strangers
- Rainbow in the Dark
- All the Fools Sailed Away
- The Man on the Silver Mountain
- Long Live Rock And Roll
- Heaven and Hell
- We Rock
- Mob Rules
- The Last in Line




