Música

Lista

De Os Incríveis a Jurassic World: as grandes trilhas de Michael Giacchino

Compositor domina os blockbusters do mês

Julia Sabbaga
20.06.2018
18h18
Atualizada em
20.06.2018
19h12
Atualizada em 20.06.2018 às 19h12

Este mês, o mundo recebe dois dos maiores lançamentos do ano:  Jurassic World: Reino Ameaçado e Os Incríveis 2. Apesar de temáticas diferentes, as duas aventuras tem um grande elemento em comum, o compositor Michael Giacchino. Vencedor do Oscar pela trilha de Up: Altas Aventuras, Giacchino é conhecido principalmente por suas colaborações com J.J. Abrams e com a Pixar, mas já deixou seu registro no cinema com diversas trilhas realmente marcantes. Confira abaixo uma seleção de suas melhores trilhas. 

8 - Lost (2004)

O trabalho de Michael Giacchino atingiu um sucesso mainstream em 2004, quando começou a trabalhar em Lost, depois de já ter criado uma parceria com J.J. Abrams em Alias. A música de Lost foi aclamada pelos críticos e levou um Emmy pelo último episódio, "The End". A obra de Giacchino na série foi elogiada pela sua inovação, que usou partes de fuselagem de aviões para criar percussões. Ouça aqui.

7 - Os Incríveis (2004)

Giacchino foi levado ao primeiro Os Incríveis também por seu trabalho em Alias, que gerou interesse no diretor Brad Bird. A trilha da animação também foi amplamente elogiada e gerou uma surpresa no público por seu afastamento na sonoridade tradicional do estúdio, baseando-se mais nos filmes de espionagem. Para se assemelhar aos filmes antigos, Giacchino gravou a trilha em fitas analógicas, e acabou ganhando o Los Angeles Film Critics Association Award, o BMI Film & TV Award e foi indicado ao Grammy. 

6 - Ratatouille (2007)

Em 2007, Giacchino voltou a trabalhar na Pixar com Brad Bird, para criar a música inspirada em melodias francesas em Ratatouille. O resultado foi a carismática trilha sonora que rendeu ao compositor sua primeira indicação ao Oscar, mas ele perdeu para Dario Marianelli, de Desejo e Reparação. Ouça aqui. 

5 - Star Trek (2009)

Mais uma vez em parceria com J.J. Abrams, Giacchino foi chamado para criar a trilha de Star Trek, em 2009. O resultado também foi elogiado pela crítica, por modernizar bem a trilha da série e trazer novos elementos para temas criados por seu criador original, Alexander Courage. Giacchino também foi indicado ao Grammy por Star Trek, mas perdeu para ele mesmo, que levou pela trilha de Up: Altas Aventuras. Ouça aqui.

4 - Up: Altas Aventuras (2009)

No mesmo ano, o compositor voltou para o seu terceiro projeto na Pixar, na trilha sonora de Up: Altas Aventuras. Giacchino criou temas para cada um dos personagens, que crescem de acordo com suas jornadas, e colaborou enormemente para a emoção construída na narrativa do filme. O músico ganhou o Oscar de melhor trilha sonora por seu trabalho em Up, marcando a primeira vez que a Pixar levava um prêmio na categoria de melhor trilha sonora. Pela obra, Giacchino também levou o Grammy, o Bafta e o Golden Globe. Ouça aqui.

3 - Deixe-me Entrar (2010)

Giacchino também foi responsável pela trilha sonora de Deixe-me Entrar, o drama fantasioso de Matt Reeves de 2010, sobre o relacionamento de um garoto e uma vampira. As composições do músico foram elogiadas principalmente por equilibrar momentos de tensão e sentimento, e pela sutileza em criar momentos de terror. O balanço entre os gêneros é descrito pelo compositor como um dos maiores desafios de sua carreira. Ouça aqui. 

2 - Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011)

Michael Giacchino já havia entrado na franquia Missão: Impossível no terceiro capítulo, em 2006, também através da parceria com J.J. Abrams. Mas ele foi o primeiro compositor que continuou na sequência, chamado por Brad Bird para criar a música em Protocolo Fantasma, em 2011. Giacchino criou mais drama em cima do tema original de Lalo Schifrin e brincou com melodias exóticas que combinaram muito bem com as cenas do filme na Rússia. Ouça aqui. 

1 - Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

Quando Giacchino entrou para o projeto de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, ele aceitou um dos maiores desafios de sua carreira, seguir os passos da icônica trilha de John Williams. Giacchino, no entanto, criou uma trilha completamente nova, se inspirando mais no espírito de Williams do que nos temas em si, e foi elogiado pela grandiosidade. Ouça aqui.