Como David Bowie foi banido da BBC durante o pouso na Lua?

Música

Como David Bowie foi banido da BBC durante o pouso na Lua?

"Space Oddity" dividiu opiniões em 1969

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5 min de leitura
21.07.2023, às 14H44.

Texto por Erica Y. Roumieh, do Wikimetal

Julho de 1969. Nos Estados Unidos, a NASA está na contagem regressiva para o lançamento da missão do Apollo 11, que levaria o homem à Lua pela primeira vez. 

Do outro lado do oceano Atlântico, Londres está fervendo com o fim dos anos 60. Os Beatles estão gravando o álbum Abbey Road, os Rolling Stones estão ainda celebrando o marco de ter tocado para 250 mil a 500 mil pessoas no Hyde Park e um cantor e compositor chamado David Bowie, com apenas um álbum lançado (autointitulado de 1967), trabalha em uma música que explora a febre da corrida espacial que está borbulhando ao ponto de quase ebulição.

"Space Oddity" de David Bowie foi inspirada em alguns fatos e alguma ficção. A corrida para a Lua naquela época dominava os noticiários desde que o presidente norte-americano John F. Kennedy havia a anunciado em 1961. Durante anos, parecia que só se falava nisso. Anos depois, com o projeto Apollo quase pronto para sair da Terra, Stanley Kubrick lançou 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), um filme provocador de ficção científica inspirado no livro de Arthur C. Clarke. O filme conquistou a atenção de Bowie, que se sentiu inspirado para escrever a obra que levou quase o mesmo nome.

Apesar da expectativa de que os Estados Unidos conseguiriam levar Apollo ao seu destino e da celebração do avanço humano e do quão longe chegamos para que essa viagem fosse possível, “Space Oddity” conta uma história completamente diferente. Major Tom, o personagem principal da trama, sofre dificuldades durante sua missão e se perde no meio das estrelas. A base de controle na terra ("Ground Control", em inglês), não pode ajudá-lo.

Querendo aproveitar o tema da viagem à Lua, a gravadora de Bowie na época, a Phillips, lançou a música cinco dias antes da decolagem de Apollo 11. E em 1969, não havia lugar mais importante para uma música de sucesso tocar como na BBC. A emissora tinha a capacidade de fazer ou acabar com carreiras e o que ela tocava influenciava diretamente as paradas do Reino Unido. E foi justamente ela que se recusou a tocar a canção.

A emissora acreditava que o tom negativo da música poderia soar desrespeitoso aos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Então, proibiu que todos os canais da empresa tocassem a canção.

“Era uma música que tentava falar sobre as desvantagens, do desespero e da solidão que resultaria em [Major Tom] estar tão longe de casa”, disse Jason Heller, autor do livro Strange Stars, um livro que explora o fascínio da música pop pela ficção científica. Ele diz que a música foi banida “porque era uma espécie de estraga-prazeres”.

“Base de controle para Major Tom / Seu circuito pifou, há algo errado / Consegue me ouvir, Major Tom? / Consegue me ouvir, Major Tom?”

Quão problemático seria contar uma história de um herói que viaja para tão longe de sua casa apenas para se perder e nunca mais retornar enquanto três homens se preparam para a mesma viagem, torcendo por um final diferente? Caso a BBC decidisse tocar a canção antes da viagem, estaria ela se preparando para o não-retorno dos astronautas? Mas então, falar sobre uma viagem mal sucedida logo quando outra com um desfecho diferente é finalizada muda a história? Algo como “isso poderia ter acontecido com vocês”?

Mas, enquanto a BBC Radio não tocava a música de Bowie, a BBC TV fez o contrário. De acordo com outro relatório da BBC, “Space Oddity” “foi usada pela BBC em sua cobertura do pouso na lua”.

A proibição, porém, não durou muito. Assim que o trio da Apollo 11 retornou à Terra, mergulhando no Oceano Pacífico, a canção voltou ao radar da BBC. E então o que poderia ter sido um desastre para Bowie e seu hino “Space Oddity”, o tornou algo maior do que poderia ser. Depois da liberação da canção no Reino Unido, a música alcançou o TOP 5, embora só tenha alcançado a posição 124 nas paradas nos Estados Unidos.

“Aqui estou eu, flutuando em volta da minha lata velha / Bem acima da Lua / O planeta Terra é azul, e não há nada que eu possa fazer.”

Bowie, em toda sua essência de artista revolucionário, querendo provar que não seria um cantor de um hit só, matou Major Tom em sua música “Ashes To Ashes”, de 1980, mas o astronauta condenado se recusou a morrer nos olhos da cultura pop.

A popularidade de Major Tom, sua viagem e “Space Oddity” continua atual e impossível de ignorar. Em 2013, o astronauta Chris Hadfield fez um cover da música em órbita acima da Terra na Estação Espacial Internacional, gravando e transmitindo o primeiro videoclipe filmado no espaço.

Perdido no espaço, e dado como morto, Major Tom não poderia imaginar que sua viagem solitária e trágica traria tanta atenção.

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No último dia 11, o VIPER participou do Wikimetal Happy Hour, programa de entrevistas liderado por Nando Machado, co-fundador do WikimetalPor lá, Felipe Machado, Guilherme Martin, Leandro Caçoilo e Kiko Shred conversaram sobre o álbum novo, Timeless, recém-lançado, como foi composto e produzido, e também fizeram uma retrospectiva de todos os álbuns da carreira do grupo.

A entrevista foi transmitida na íntegra no canal do Youtube do Wikimetal, no link abaixo. Confira.

PARA OUVIR

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Em nossa curadoria, buscamos homenagear pioneiras como Big Mama Thornton e Sister Rosetta Sharpe, a Mãe do Rock N’ Roll, passando pelas discípulas do rock dos anos 1960 e 1970, com Janis Joplin e The Runaways. A playlist também reúne músicas de bandas lideradas por mulheres em diferentes décadas, como Garbage, que vem ao Brasil em 2023 com o The Town, Hole, The Pretty Reckless e Spiritbox.

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