Música

Artigo

Crônicas Omeléticas: Mamonas Assassinas

Crônicas Omeléticas: Mamonas Assassinas

02.03.2006, às 00H00.
Atualizada em 14.11.2016, ÀS 11H05
Há exatos 10 anos eu trabalhava na rádio 89 FM. Naquela época era comum ficar por lá até tarde durante a semana e eventualmente perder os sábados e domingos em algum evento.

Me lembro bem que no dia 3 de março de 1996, um domingo, eu estava lá na rádio quando o telefone tocou. Era muito cedo e a notícia era um tanto quanto bombástica: o avião dos Mamonas Assassinas tinha caído quando eles estavam voltando de um show em Brasília. Na hora achamos que era trote, mas depois vimos que o assunto era sério.

Como a 89 FM foi a primeira a tocar a música da banda em São Paulo (dizem que a primeira a tocar no Brasil foi a Cidade FM, do Rio de Janeiro) havia uma ligação muito forte entre quem trabalhava por lá, os integrantes do grupo e os fãs. Quando Dinho e companhia passavam pela empresa, ninguém conseguia trabalhar. Todas aquelas brincadeiras e piadas que estavam nas suas músicas e seus shows não era encenação. Eles eram mesmo daquele jeito!

Tive a chance de ver os Mamonas em ação por três vezes. Os locais eram bem diferentes um do outro, mas o clima era sempre o mesmo: muita diversão em cima e fora do palco. E apesar de toda a bagunça que faziam, o mais legal dos shows era ver que os caras realmente tocavam e muito!

Olhando para a platéia, dava para entender um dos principais segredos da banda: eles falavam com todo mundo. De patricinhas a pessoas de menor poder aquisitivo, de roqueiros a sertanejos, de crianças a adultos. Ninguém ficava imune às suas piadas.

Tentar imaginar o que seria dos Mamonas Assassinas hoje seria ridículo. Seu curto legado de apenas um disco oficial nos deixa apenas a certeza de que eles viveram cada minuto da forma que mais gostavam e o trágico fim - que completa uma década - serve apenas de triste contraponto para toda a alegria que eles semearam por aí.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.