Música

Crítica

Summer Break Festival São Paulo | Crítica

Problemas técnicos marcam evento liderado por Dave Matthews Band e Incubus

08.12.2013, às 14H13.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 15H11

Os primeiros shows do Summer Break Festival São Paulo, realizado no último sábado no Campo de Marte, foram protagonizados por uma série de problemas técnicos. Soja, O Rappa, Nem Liminha Ouviu e o Incubus, um dos mais aguardados da noite, sofreram com um som desregulado e defeitos na parte elétrica, por exemplo.

Veja a galeria de fotos do Summer Break Festival

As quase 30 mil pessoas presentes ainda viram os telões que acompanharam tal tendência. A situação melhorou de vez no último show da noite, de Dave Matthews Band. À parte o quesito técnico, todos os grupos que se subiram ao palco mostraram bons shows - com destaque para as quase duas horas e meia do headliner, que conseguiu manter o ritmo do evento mesmo após os percalços.

O repertório mostrou grande dos sucessos da banda, que mistura sons e estilos com rara qualidade. A junção do folk, rock, world e country exigem bastante dos músicos que acompanham Matthews - e do próprio, obviamente -, que fazem um show à parte na apresentação. A animação e o carisma do vocalista também conta, afinal, não há uma canção em que ele não pareça totalmente entregue ao seu trabalho. Além de hits como "The Space Between", também foram tocados novos sucessos do álbum Away From The World como "If Only".

Veja a galeria de fotos do Summer Break Festival

O show do sulafricano foi antecedido pelo Incubus, que entrou no palco meia hora atrasado devido uma falha na parte elétrica do palco. Resolvido o problema, os californianos chegaram, mas os problemas persistiram por pelo menos mais três músicas - não só os instrumentos pareciam falhar, como o microfone de Brandon Boyd. Ao lado da banda, o cantor trouxe à plateia vários sucessos dos anos 90, época em que a banda estourou mundialmente. "Drive", "Love Hurts", "Pardon Me" e "Wish You Were Here" foram mais mais cantadas. E assim como seus companheiros de festival, o Incubus superou os problemas e encerrou a apresentação com vigor, representado bem pela inquietude e boa voz de Boyd, que entrou com duas blusas e deixou o Campo de Marte só de calça jeans.

A parte diurna do Summer Break Festival pouco viu o sol, mas trouxe os bons shows do Soja e O Rappa. Assim como Nem Liminha Ouviu, que subiu ao palco no início da festa, as duas bandas tiveram dificuldades com a parte técnica. Em dada ocasião, Falcão, do Rappa, parou o show duas vezes para a regulagem do baixo de Lauro Farias. Com a ordem reestabelecida, a banda carioca mostrou sua energia característica, apoiado por antigos sucessos ("Reza Vela", "Lado A Lado B"), singles do novo álbum ("Auto-Reverse" e "Anjos") e homenagens ao Charlie Brown ("Zóio de Lula") e Dominguinhos ("Súplica Cearense"). Jacob Hemphill, do Soja, também subiu no palco para cantar "Everything Changes". Vestido com uma blusa de Mandela, Falcão lembrou do líder sulafricano pedindo uma salva de palmas para ele no fim do show.

Veja a galeria de fotos do Summer Break Festival

Minutos antes, Hemphill se apresentou com o seu grupo, em um dos shows mais esperados do festival - inúmeras camisas da banda eram encontradas pelo Campo de Marte. O Soja foi, tranquilamente, o conjunto mais entrosado e empolgado do Summer Break. Em sintonia com a plateia, que cantava os refrões em alto e bom som, Bob Jefferson, Rafael Rodriguez, Trevor Young e Hellman Escorcia pulavam e regiam os braços do publico à cada mudança de faixa. Não bastasse o ótimo som que apresentaram no repertório trivial, a banda ainda executou um batuque digno de escola de samba e fez muita gente sambar.

O show dos americanos foi a despedida do sol do Campo de Marte, que recebeu uma chuva fina ao longo do dia e noite. A organização do evento decidiu liberar o gramado do local, algo que não tinha feito no Planeta Terra, e melhorou a ciruculação e deu uma pitada de verão ao evento - não havia uma decoração que pudesse sugerir algo do tipo, inclusive. E além das filas em bares e banheiros, que sustenram-se bem ao longo do evento, a presença de várias lixeiras e grupo de limpeza surpreendeu, afinal não é comum esse tipo de preocupação em festivais, vide Monsters of Rock, por exemplo.

Veja a galeria de fotos do Summer Break Festival

O Summer Break Festival será repetido neste domingo (8) no Rio de Janeiro, no Citibank Hall.

Nota do Crítico
Bom

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.