Música

Lista

Tupac Shakur - Conheça curiosidades do rapper

Conheça sete curiosidades sobre Tupac Shakur, um dos rappers mais importantes de todos os tempos

Jacídio Junior
13.09.2016, às 16H33
ATUALIZADA EM 04.05.2017, ÀS 10H45
ATUALIZADA EM 04.05.2017, ÀS 10H45

Tupac Shakur é considerado um dos maiores e mais influentes rappers de todos os tempos. Extremamente influenciado por Shakeaspeare, poesia e nascido em um ambiente extremamente politizado, seus pais foram integrantes dos Panteras Negras, Shakur ficou conhecido por letras que misturavam todo seu conhecimento poético e rítmico, a uma raiva interna que gerou alguns dos clássicos do rapper.

Nascido em 1971, com o nome de batismo de Lesane Parish Crooks, Shakur lançou quatro discos antes de morrer. Todos alcançando grande reconhecimento de público e crítica. Em seu último período como destaque no cenário musical norte-americano, se aproximou de rappers contemporâneos como P. Daddy (Puff Daddy) e Notorius B.I.G.

Cinzas fumadas

tupac shakur

O corpo de Shakur foi cremado um dia depois de sua morte. Parte de suas cinzas foi misturada à maconha e usada por membros do grupo Outlawz.

O rapper mais influente de todos os tempos

tupac shakur

A  Black Entertainment Television, por meio de sua premiação nomeou 2Pac como o "O Rapper Mais Influente de Todos os Tempos". Nessa premiação eles ainda destacaram que sua "confusa mistura de mulher, homem, vândalo, revolucionário, poeta e revolucionário alterou para sempre nossa percepção de como um rapper deveria parecer, soar e agir".

Shakespeare e as ruas

tupac shakur

O amor de Shakur pelo teatro e por Shakespeare também influenciou seu trabalho. Ele estudou teatro na Escola de Artes de Baltimore, onde compreendeu a filosofia shakespeariana das batalhas entre gangues e dos conflitos interculturais.

Preso e quebrando recorde de vendas

tupac shakur

Shakur foi preso por abuso sexual em fevereiro de 1995. Pouco depois disso, lançou o multi-platinado Me Against the World e se tornou o primeiro artista a emplacar um álbum em primeiro lugar no Billboard 200 enquanto cumpria pena.

"Same Song" a porta para o sucesso

tupac shakur

Mesmo começando a gravar em 1987, sua vida como um rapper profissional só decolou na década de 90 quando lançou a música “Same Song”. A faixa integrou a trilha sonora do filme, Nada Além de Problemas, de 1991.

Me Against The World, a obra-prima

tupac shakur

Seu terceiro álbum, Me Against The World, foi muito bem recebido e muitos ainda o consideram o grande trabalho de sua carreira. O projeto é considerado um dos maiores e mais influentes álbuns de hip hop de todos os tempos.

Apelido inspirado em filósofo italiano

tupac shakur

Shakur, depois do sucesso, passou a usar o apelido Makaveli, em homenagem ao filósofo e estrategista Renascentista Niccolò Machiavelli, o qual seus escritos inspiraram Shakur durante o tempo em que ficou preso. No entanto, uma das ideias mais marcantes de Niccolò era a de que um líder poderia eliminar seus inimigos de todas as formas necessárias. Posteriormente, Shakur chegou a abrir uma gravadora com o nome Makaveli Records, que pretendia ser um selo para artistas que o rapper teria interesse em desenvolver ou contratar. Seus projetos futuros também deveriam ser lançados por esse selo.

Tupac foi morto em 13 de setembro de 1996, enquanto dirigia em Las Vegas. Sua morte, até hoje, é cercada de teorias sobre vinganças, brigas de gang e até mesmo sobre a possibilidade dele ter permanecido vivo. Conheça algumas curiosidades de um dos cantores que mudou o rap e o hip-hop norte-americano.

Ouça abaixo o seu trabalho mais representativo, Me Against the World.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.