Bob Weir, cofundador do Grateful Dead, morre aos 78 anos
Músico faz parte do Rock and Roll Hall of Fame por sua contribuição ao rock mundial
O guitarrista, compositor, vocalista e cofundador da banda Grateful Dead, Bob Weir, morreu neste sábado (10) aos 78 anos. Em julho de 2025, ele foi diagnosticado com câncer, que foi tratado, mas veio a falecer por problemas pulmonares não relacionados.
A morte de Weir foi anunciada em seus perfis nas redes sociais por meio de um comunicado familiar, que afirma que o músico se foi em paz. "É com profunda tristeza que compartilhamos o falecimento de Bobby Weir. Ele fez a passagem em paz, cercado por quem o amava[...]", informa o texto antes de descrever a causa da morte.
"O Bobby será para sempre uma força guia cuja arte única remoldou a música americana", continua o comunicado. "Seu trabalho fez mais do que encher cômodos com música; ele foi luz do sol quente que enchia a alma, construindo uma comunidade, língua, e um sentimento de família que gerações de fãs carregam consigo. Cada acorde que ele tocou, cada palavra que ele cantou foi uma parte integral das histórias que ele construiu."
Nascido em 16 de outubro de 1947 em São Francisco, na Califórnia, o músico iniciou sua carreira aos 16 anos, quando conheceu Jerry Garcia e começaram a tocar juntos. A banda inicialmente se chamava Mother McCree's Uptown Jug Champions, depois foi renomeada como The Warlocks quando fez a transição para o rock, até que finalmente recebeu o nome de Grateful Dead.
A Grateful Dead existiu por 30 anos, até acabar em 1995, com a morte de Garcia. Ao longo de sua carreira, Weir colaborou e fundou outros projetos musicais, como Kingfish, RatDog, Wolf Bros e Dead & Company, parte deles com ex-integrantes da própria Grateful Dead.
O músico deixa sua esposa, Natascha, e as filha, Monet e Chloe. Confira o comunicado da família na íntegra abaixo: