Imagem promocional do grupo BTS/Big Hit Entertainment

Créditos da imagem: Big Hit Entertainment/Divulgação

Música

Notícia

Fãs de BTS igualam doação de US$ 1 milhão feita pelo grupo ao Black Lives Matter

Fandom conhecido como BTS ARMY juntou o valor em 24 horas

Nicolaos Garófalo
08.06.2020
19h41

Fãs de k-pop abraçaram a causa do movimento Black Lives Matter (“Vidas Negras Importam”, em português) e têm ajudado de diferentes maneiras. Depois de obrigar a polícia norte-americana a desativar um programa virtual de denúncias contra manifestantes e sabotar uma hashtag que diminuía a importância do movimento, um dos maiores fandoms do gênero arrecadou uma quantia generosa à causa. O BTS ARMY, como são chamados os fãs do grupo sul-coreano, igualou a doação de US$ 1 milhão dos ídolos à causa antirracista (via Variety).

O valor foi arrecadado em 24 horas com a ajuda de pouco mais de 36 mil doações e servirá para ajudar a pagar a fiança de manifestantes presos, organizações judiciais comandadas por profissionais negros que lutem contra o racismo e instituições que ajudem a saúde mental da comunidade negra. O anúncio foi feito por uma das maiores contas de fã do BTS no Twitter – veja abaixo:

Em 25 de maio de 2020, o ex-segurança negro George Floyd, já sob custódia, foi sufocado até a morte por um policial e o assassinato foi filmado por pessoas em volta. A brutalidade da ação gerou uma onda de protestos ao redor dos EUA e diversas empresas do ramo do entretenimento repudiaram o racismo demonstrado pela polícia – saiba mais.