Beyoncé na capa do Renaissance, e Kelis no clipe de "Milkshake" (Reprodução/Montagem Omelete)

Créditos da imagem: Beyoncé na capa do Renaissance, e Kelis no clipe de "Milkshake" (Reprodução/Montagem Omelete)

Música

Notícia

Beyoncé retira sample de Kelis do Renaissance após acusação da cantora

Dona do hit "Milkshake" disse que não foi contatada por Beyoncé ou sua equipe

Omelete
2 min de leitura
03.08.2022, às 09H43

Beyoncé removeu o sample de "Milkshake", hit de 2003 da cantora Kelis, da faixa "Energy" do seu álbum RenaissanceDe acordo com o THR, a mudança já foi concretizada nas plataformas Tidal e Apple Music, e Kelis não aparece mais nos créditos da canção.

A retirada do sample ocorre após reclamações de Kelis nas redes sociais. A cantora chegou a caracterizar como roubo a forma como Beyoncé e sua equipe usaram parte de sua música sem entrar em contato com ela antes.

Kelis não é creditada como compositora de "Milkshake", que foi escrita por Pharrell WilliamsChad Hugo (dupla também conhecida como The Neptunes). Mesmo assim, é uma cortesia comum entrar em contato com a artista original de uma canção antes de usar um sample dela.

Desde o lançamento do Renaissance, Kelis tem se pronunciado no Instagram, revoltada contra o "desrespeito e absoluta ignorância de todas as partes envolvidas" na produção. Quando um fã postou "Energy" dizendo que a colaboração entre Beyoncé e Kelis era bem vinda, a artista respondeu: "Não é uma colaboração, é roubo".

Kelis ainda disse que conhece Beyoncé e que as duas tem amigos em comum: "Nós somos mulheres negras em uma indústria que não tem muitas de nós. Não é tão difícil entrar em contato, certo?". Ela notou que, em 2021, a cantora Ashnikko realizou essa cortesia ao usar um trecho da sua "Caught Out Here" na canção "Deal With It".

A retirada do sample de "Milkshake" já é a segunda alteração cosmética realizada por Beyoncé no Renaissance após o lançamento. Ontem (2), alguns versos da canção "Heated" foram substituídos por conta de críticas relacionadas ao uso de um termo capacitista.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.