Baixista do Pearl Jam lança seu primeiro álbum solo e fala do próximo disco da banda
Má notícia é que o lançamento de Tone será restrito aos EUA
O baixista do Pearl Jam, Jeff Ament, vai lançar o primeiro álbum solo de sua carreira no dia 16 de setembro. A má notícia é que o trabalho - veja a capa ao lado - será vendido apenas aos fãs que fazem parte do Ten Club ou em lojas especializadas em música alternativa dos Estados Unidos.
Com o nome de Tone, o CD tem prensagem inicial de três mil cópias e nasceu da necessidade do baixista de compilar algumas coisas que compôs durante dez anos e que não foram incluídas em álbuns do Pearl Jam. De acordo com uma entrevista à Billboard, Ament formou grupos de 35 músicas a partir de um montante inicial gigantesco e se dedicou a trabalhar apenas em cima de um deles: "Chegou a um ponto em que eu tinha que dar uma limpada geral nas 'prateleiras'".
tone
Richard Stuverud, colaborador de Ament na banda paralela do baixista, Three Fish, toca bateria em sete faixas de Tone, e Doug Pinnick, do King's X, canta em "Doubting Thomasina". "Todo o resto é minha responsabilidade", contou o baixista.
A respeito do Pearl Jam, Ament disse à Billboard que em breve a banda vai continuar trabalhando em seu nono álbum, ao lado do produtor Brendan O'Brien, com quem já formaram parceria em Yield, de 1998. Segundo ele, cerca de cinco faixas já estão com a parte instrumental pronta e 15 já começadas podem acabar rendendo três ou quatro capazes de entrar no disco.
Confira as faixas de Tone:
"Just Like That"
"Give Me a Reason"
"Bulldozer"
"Relapse"
"Say Goodbye"
"The Forest"
"Life of a Salesman"
"Doubting Thomasina"
"Hi-Line"
"The Only Cloud in the Sky"