Música

Notícia

As Paradas Lá Fora: Álbum natalino é o mais vendido do ano nos EUA

Josh Groban empata com Elvis e desbanca High School Musical 2

Luciana Maria Sanches
27.12.2007
00h00
Atualizada em
21.09.2014
13h31
Atualizada em 21.09.2014 às 13h31

Mais de um recorde foi batido esta semana na Billboard: Noel, álbum com inspiração natalina do cantor Josh Groban, está pela quarta vez consecutiva no primeiro lugar dos discos mais bem-sucedidos da semana, estabelecendo assim um novo recorde para discos temáticos. O único que se saiu tão bem quanto ele foi Elvis Presley, cujo trabalho Elvis' Christmas Album também conquistou a primeira posição quatro vezes, mas não em seqüência.

Com uma venda total de 2,77 milhões de cópias, Noel deixa a segunda trilha sonora de High School Musical comendo poeira e é o álbum mais vendido do ano nos Estados Unidos.

josh groban

None

O Foo Fighters de Dave Grohl é o outro recordista. Com a música "The Pretender" pela 18a. semana em primeiro lugar da parada segmentada Hot Modern Rock Tracks, a banda supera Green Day, Staind e Red Hot Chilli Peppers, que conquistaram a mesma posição consecutivamente "apenas" 17 vezes.

Alicia Keys, quem diria, pode perder seu reinado... Para ela mesma! O segundo single de As I Am, terceiro álbum de inéditas da cantora está quase, quase ultrapassando "No One". A faixa "Like You'll Never See Me Again" subiu do terceiro para o segundo lugar na parada Hot R&B/Hip-Hop, e do 19º para o 13º na parada geral de singles. Ambas as paradas são lideradas pela cantora e "No One".

Outro destaque nos Estados Unidos é a coletânea Now 26, composta por faixas radiofônicas como "When I'm Gone", da Avril Lavigne, "Big Girls Don't Cry", da Fergie, "The Way I Are", do Timbaland, e "Lovestoned", do Justin Timberlake. A coletânea está há cinco semanas no Top 10 de álbuns mais vendidos.

Vale mencionar ainda a melhor estréia na parada de singles, "If I Had Eyes", do novo álbum do cantor-surfista Jack Johnson, Sleeping Through the Static, que aterrissou na parada na 63a. posição e será lançado apenas em fevereiro; "Empty Walls", do disco que marca a estréia da carreira solo de Serj Tankian, vocalista do System Of A Down, em terceiro lugar na parada Hot Modern Rock Tracks; e "Kingdom", primeiro single do segundo álbum de Dave Gahan, vocalista do Depeche Mode, em segundo lugar na parada de singles da música eletrônica.

No Reino Unido quem tomou a liderança de assalto foi o ganhador deste ano do reality show X Factor, Leon Jackson. Ex-vendedor de loja, ex-aspirante a arquiteto, escocês e com apenas 18 anos, Jackson diz que seu interesse por música foi despertado recentemente, ao ganhar um álbum de Michael Bublé da mãe. Depois disso, segundo ele, o máximo que fez para se aprimorar foi cantar no chuveiro e praticar karaokê... Verdade ou não, o fato é que "When You Believe", faixa do cantor, roubou o primeiro lugar da cantora soviética Katie Melua em um dueto com a falecida cantora Eva Cassidy na versão do clássico "What a Wonderful World".

Outra subida interessante foi a de "Fairytale of New York", do Pogues, também com a participação de uma falecida, a cantora Kirsty MacColl. Vale dizer que a faixa natalina com uma letra pouco convencional foi censurada pela BBC por trazer palavras consideradas preconceituosas.

E "Do They Know It's Christmas", lembra? O clássico pop de Natal do Band Aid, primeiro agrupamento musical formado em torno de uma causa - a fome na Etiópia - nos idos da década de 1980, voltou a aparecer na parada 23 anos depois de ter sido composta por Bob Geldof e Midge Ure. O então sucesso conquistado pela música levou Geldof a conceber o Live Aid e dar início à mania de organizar eventos grandiosos para arrecadar fundos para países subdesenvolvidos.

Outros destaques são o Foo Fighters e o segundo single de Echos, Silence, Patience & Grace, "Long Road to Ruin", e o Queens Of The Stone Age com "Make It Wit Chu", respectivamente na primeira e na sexta posição da parada britânica que cobre o segmento rock.

E para comprovar que 2007 foi o ano de Amy Winehouse em sua terra natal, a cantora botou duas versões do mesmo disco, Back to Black, na parada de álbuns do Reino Unido. A nona posição é ocupada pelo Back to Black simples e a décima pelo Back to Black edição de luxo, que traz covers e raridades em dois álbuns. Não por acaso, Winehouse e Back to Black concorrem em seis categorias do Grammy.

Confira abaixo os singles e álbuns mais vendidos no Reino Unido e nos Estados Unidos:

Singles - Reino Unido

1. Leon Jackson - "When You Believe"
2. Kate Melua e Eva Cassidy - "What a Wonderful World"
3. Leona Lewis - "Bleeding Love"
4. The Pogues e Kirsty MacColl - "Fairytale of New York"
5. Soulja Boy Tell´em - "Crank That (Soulja Boy)"
6. Mariah Carey - "All I Want for Christmas Is You"'
7. Take That - "Rule the World"
8. Mark Ronson com Amy Winehouse - "Valerie"
9. Girls Aloud - "Call the Shots"
10. Timbaland com OneRepublic - "Apologize"









Álbuns - Reino Unido

1. Leona Lewis - Spirit
2. Westlife - Back Home
3. Michael Bubble - Call Me Irresponsible
4. Andrea Bocelli - Vivere - The Best of
5. The Eagles - Long Road Out of Eden
6. Led Zeppelin - Mothership
7. Shayne Ward - Breathless
8. Take That - Beautiful World
9. Amy Winehouse - Back to Black
10. Amy Winehouse - Back to Black Deluxe Edition









Singles - Estados Unidos

1. Alicia Keys - "No One"
2. Flo Rida com T-Pain - "Low"
3. Timbaland com OneRepublic - "Apologize"
4. Chris Brown com T-Pain - "Kiss Kiss"
5. Fergie - "Clumsy"
6. Colbie Caillat - "Bubbly"
7. Finger Eleven - "Paralyzer"
8. Jordin Sparks - "Tattoo"
9. Rihanna com Ne-Yo - "Hate That I Love You"
10. Kanye West com T-Pain - "Good Life"








Álbuns - Estados Unidos

1. Josh Groban - Noel
2. Alicia Keys - As I Am
3. Eagles - Long Road Out of Eden
4. Various Artists - Now 26
5. Mannhein Steamroller - Christmas Song
6. Trilha Sonora - High School Musical 2
7. Miley Cyrus - Hannah Montana 2 - Soundtrack
8. Taylor Swift - Taylor Swift
9. Carrie Underwood - Carnival Ride
10. Garth Brooks - Ultimate Hits






Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.