Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Música
Notícia

Morre Andy Rourke, baixista do The Smiths, aos 59 anos

Músico tocou em todos os quatro álbuns que a banda britânica lançou

Omelete
2 min de leitura
CC
19.05.2023, às 08H47.
Andy Rourke, do The Smiths (Reprodução/Twitter)

Créditos da imagem: Andy Rourke, do The Smiths (Reprodução/Twitter)

Andy Rourke, baixista e membro fundador do The Smiths, morreu aos 59 anos. A notícia foi confirmada pelo guitarrista da banda e amigo de infância de Rourke, Johnny Marr, pelas redes sociais - o músico citou complicações de um câncer pancreático como a causa da morte.

"Andy será lembrado como uma alma gentil e linda por aqueles que o conheciam, e como um músico supremamente talentoso pelos fãs. Nós pedimos por privacidade neste momento triste", escreveu Marr.

Omelete Recomenda

Os dois se conheceram no ensino médio, em Manchester (Inglaterra), onde a paixão pelo rock os levou a fundar o The Smiths ao lado do vocalista Morrissey e do baterista Mike Joyce.

Entre 1984 e 1987, a banda lançou quatro discos que hoje são considerados clássicos: The Smiths (1984), Meat is Murder (1985), The Queen is Dead (1986) e Strangeways, Here We Come (1987). São álbuns cravejados de hits como "There is a Light That Never Goes Out", "This Charming Man" e "How Soon is Now".

O baixo seguro e expressivo de Rourke pode ser ouvido em todos os discos do The Smiths, apesar de o músico ter tirado um curto intervalo das atividades da banda em 1986, quando entrou em tratamento para o seu vício em heroína.

No ano seguinte, no entanto, o The Smiths se separou em meio a brigas internas. Na década seguinte, uma disputa legal pelos royalties das canções da banda colocou Marr e Morrissey de um lado, contra Rourke e Joyce - em meio a todos esses problemas, os rumores de reunião do The Smiths nunca foram substanciados.

O baixista, enquanto isso, seguiu trabalhando com vários outros medalhões da música: ele pode ser ouvido em gravações de Pretenders, Sinéad O'ConnorKilling Joke, além de ter formado os supergrupos Freebass (com baixistas do Stone Roses e do New Order) e Moondog One.

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.