Com Sabrina Carpenter, Airbnb apresenta nova revolução no jeito de pensar viagem

Créditos da imagem: Brian Finke

Música

Notícia

Com Sabrina Carpenter, Airbnb apresenta nova revolução no jeito de pensar viagem

Novo app e experiências estão entre as novas apostas da empresa, que agora oferece também serviços como cabeleireiro, motorista, fotógrafos e até chefs de cozinha

Omelete
6 min de leitura
13.05.2025, às 16H45.

Hoje em dia é simples lidar com hospedagens quando vamos viajar. São tantos aplicativos e serviços que cabe ao usuário entender qual é a melhor opção entre tantas possibilidades. Antes, tudo se resumia a redes de hotelaria que normalmente controlavam preços e a qualidade da experiência. Muito dessa mudança (ou ela inteira) veio por causa do Airbnb, criado em 2010, e que mudou completamente a forma de fazer turismo. Acontece que, pós-pandemia, só tornar as coisas mais simples não adianta. Curadoria e experiência exigem um novo nível de personalização para o cliente, e é exatamente nestes dois aspectos que a empresa foca a sua nova fase, apresentada em um evento em Los Angeles nesta terça-feira, dia 13 de maio.

No palco de um enorme estúdio, o CEO Brian Chesky lembrou os primeiros anos da companhia e os números que o fizeram transformar toda a indústria - ele inclusive lembrou de onde vem o nome Airbnb: AirBed & Breakfast (cama de ar e café da manhã em uma tradução livre). A ideia de Brian e seus parceiros, que figuraram em um emocionante vídeo da época em que eles criaram o app, era democratizar a ideia de hospedagem, mas ao mesmo tempo precisavam de uma confiança-extra de quem recebe e quem pede. Ainda que tenham sido criados em 2007, o negócio só decolou em 2015, quando se tornou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. A pandemia veio e, como o próprio Brian lembrou, eles tiveram que focar em como ser muito mais do que “um lugar para ficar” - e para isso, eles têm três passos para isso: Serviços Experiências e um novo app baseado em interações mais sociais.

Serviços Airbnb: chefs, fotografia, personal trainer e spa

Saeka Shimada

Os serviços Airbnb são a novidade mais interessante e, de fato, as mais úteis para quem já usou alguma vez o serviço. Agora, ao invés de somente ter um lugar para ficar, você terá a possibilidade de contratar serviços como chefs de cozinha para você e convidados, um fotógrafo para sua viagem, um personal trainer para não perder seus treinos e até um spa personalizado para aproveitar um dia de relaxamento. A ideia expande com a palavra curadoria. Brian expôs uma série de maquiadores, chefs, cabeleireiros que estão disponíveis para os clientes do Airbnb, todos escolhidos pela equipe da empresa e com uma exigência alta para que a experiência seja diferente do que qualquer outra plataforma. “Em três toques você pode ter um chef particular na sua casa. E hoje estamos lançando esse serviço em mais de 260 cidades no mundo inteiro”, diz o CEO, que em comunicado oficial confirmou que, por enquanto, não há serviços disponíveis no Brasil, mas os turistas brasileiros podem usá-los, claro, em outros países.

Um ponto interessante é que você não precisa estar hospedado em um Airbnb para usar estes serviços. Basta você estar numa cidade para usar todos eles. O preço, inclusive, foi algo muito reforçado por Brian. “Os melhores chefs e treinadores podem ser encontrados no Airbnb por algo em torno de 70 dólares”, disse. Ao vivo, ele fez uma reserva para uma casa em Austin e pegou o serviço de um chef especializado em culinária texana misturada com egípcia. O cozinheiro, que já fez um reality show na Netflix, tinha opções de 50 dólares por pessoa até 200 dólares. Neste caso, ele leva todos os ingredientes e faz a refeição inteira na casa da pessoa. Em outro momento, Brian mostrou como contratar um fotógrafo em Paris. Pablo, o profissional contratado, fazia uma hora de ensaio para até 10 pessoas na Cidade Luz. O empresário ainda reforçou: “ele é um fotógrafo premiado e que já esteve com marcas como Nike e outras”. A ideia é essa: serviços curados e com uma experiência que não pode, ou não deveria, ser encontrada em todo lugar.

Experiências: um novo tipo de turismo personalizado (e social) no Airbnb

Dani Pujalte

A segunda parte da apresentação mostrou Brian fazendo o que quase todo mundo faz quando vai conhecer uma cidade - neste caso, Paris. Ele escreveu no google “as melhores coisas para fazer em Paris”. Uma lista infinita de coisas iguais e padronizadas, além de uma dúzia de propagandas aparecem. A experiência agora é deixar as “melhores coisas” de cada cidade na mão dos locais. Assim, dentro do Airbnb você poderá reservar um guia particular pela cidade com pessoas que são focadas em mostrar lugares dali que não são armadilhas para turistas ou que mostram a verdade do local. “Você pode explorar cidades com os locais que mais as conhecem”, disse o CEO. Nesta nova fase, o Airbnb vai liberar experiências focadas em história, culinária, arte e design, atividades ao ar livre e fitness. 

Junto destas novas experiências, o Airbnb apresentou também o Airbnb Originals, uma experiência com as “pessoas mais interessantes do mundo”, nas palavras de Brian. “Você pode jogar vôlei com uma medalhista olímpica no Leblon, você pode visitar Notre Dame com uma arquiteta que reformou o local, pode fazer um ramen com um chef em Tóquio, aprender lucha libre com um lutador no ringue no México”, exemplificou. O que mais trouxe entusiasmo, porém, foi a possibilidade de passar um dia com artistas como Doechii, Sabrina Carpenter ou Meghan Thee Stallion, ou com o astro da NFL Patrick Mahomes. Todos eles fazem experiências atreladas às suas carreiras, e levam os clientes para uma experiência especial. Da plateia, a própria Meghan Thee Stallion disse que você vai aprender a dançar como ela. “É real”, ela gritou, para delírio da plateia.

Uma rede social no mundo real

Adrienne Raquel

A curadoria também está no conceito de experiências, claro, mas um ponto que se destaca é a parte social. A partir do momento em que o cliente usa uma dessas experiências, ele consegue conversar, se quiser, com quem compartilhou aqueles momentos e com os próprios guias. Em uma demonstração, Brian revelou que o app agora vai mostrar a programação completa da experiência, os preços e até um detalhado do que será mostrado. Em outro momento, ele mostrou como é criar um ramen com um chef em Tóquio, que custa cerca de 145 dólares por pessoa. Caso você queira entender como se faz o melhor sushi do mundo no mercado de Tsukiji, você pode acompanhar tudo de dentro do restaurante - essa experiência está em torno de 245 dólares por pessoa. 

A aposta do Airbnb é clara: uma expansão do que é vivenciar o mundo, usando a tecnologia como uma ferramenta social que, antes, era sobre hospedagem, e agora é, de fato, sobre experiências dentro destas viagens. O primeiro passo desta fase, quase que a versão beta, foi lançada no ano passado, mas esta nova proposta de fato, parece mais robusta e com um adendo realmente crucial: ele ajuda quem conhece as cidades, para que os locais possam monetizar seu tempo e paixão por onde ele foi criado ou mora. É claro que é incrível passar um dia com uma celebridade, um chef renomado, mas que de fato fez o Airbnb revolucionar a indústria foi empoderar o cidadão comum frente aos hotéis. Agora, ele tende a fazer o mesmo com programações e experiências no dia a dia, pulando as etapas poluídas de uma internet recheada de publicidade e algoritmos pouco inteligentes, colocando pessoas normais, cidadãos casuais, no centro da atenção. 

Todas essas novas experiências estão disponíveis agora no Airbnb.

 

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.