A evolução do tema de Missão: Impossível

Créditos da imagem: Missão: Impossível/CBS Home Entertainment and Paramount Home Media Distribution/Reprodução

Música

Lista

A evolução do tema de Missão: Impossível

Música original de Lalo Schifrin já ganhou diversas versões

Julia Sabbaga
26.07.2018
16h36

A franquia de Missão: Impossível, que esta semana estreia o seu sexto capítulo, Efeito Fallout, mudou muito com o tempo. Um dos reflexos mais nítidos da evolução na grandiosidade dos filmes está em suas trilhas sonoras; o tema principal de Lalo Schifrin, que veio desde a série de TV, sofreu diversas alterações de filme para filme.

Danny Elfman

Missão: Impossível/Paramount Pictures/Reprodução

O primeiro contratado para a trilha sonora do filme de 96, de Brian De Palma, foi Alan Silvestri, mas depois de diferenças criativas e o afastamento do compositor, Danny Elfman entrou para o projeto. Elfman fez a primeira reinterpretação da música para o cinema, e manteve muito do original, modernizando através da percussão e enfatizando os sons mais graves, que aumentaram a dramaticidade. Ouça aqui.

Hans Zimmer

Missão: Impossível 2/Paramount Pictures/Reprodução

O segundo filme da franquia, de John Woo, dá muito menos ênfase aos créditos iniciais. Com Hans Zimmer na trilha sonora, a abertura é muito mais curta, o que faz com que a reinterpretação de Zimmer tenha pouco tempo para se mostrar. Mesmo assim, o pouco do trecho que toca é totalmente diferente, com um som mais de rock pesado, com bastante baixo e guitarra – o que faz sentido com o filme que trouxe, também, a reinterpretação do Limp Bizkit. Ouça aqui.

Michael Giacchino

Missão: Impossível - Protocolo Fantasma/Paramount Pictures/Reprodução

Junto com J.J. Abrams, no 3º filme, veio o compositor parceiro do diretor, Michael Giacchino. Na abertura, que também toma pouco tempo, Giacchino se prolonga na percussão no começo e expande a sonoridade para incluir trechos de “The Plot”, outro tema famoso de Schifrin da série de TV. Giacchino continuou na franquia para o quarto filme, de Brad Bird, quando introduziu mais toques de guitarra e sopros, fazendo com que a melodia ficasse ainda mais épica. Em Protocolo Fantasma, os créditos iniciais retornaram ao estilo da série e do 1º longa, mostrando trechos futuros do filme. Ouça aqui.

Joe Kramer

Missão: Impossível - Nação Secreta/Paramount Pictures/Reprodução

No quinto filme da franquia, Nação Secreta, o diretor Christopher McQuarrie também trouxe seu frequente colaborador, Joe Kramer, para a composição. Assim como a direção, a trilha sonora de Kramer seguiu uma linha mais agressiva e frenética, incluindo novas linhas por trás da principal, fazendo o tema soar mais acelerado, também incluindo trechos de “The Plot”. Ouça aqui. 

Lorne Balfe

Missão: Impossível - Efeito Fallout/Paramount Pictures/Reprodução

A trilha sonora de Missão: Impossível – Efeito Fallout trouxe o compositor escocês Lorne Balfe, que elevou toda a trilha sonora do filme a uma grandiosidade inédita. No tema, isso fica claro de cara pela introdução de coro, que adiciona mais um clima épico e sombrio ao tema de Lalo Schifrin. De modo geral, as composições de Balfe remeteram mais a atmosferda de suspense grandioso do que de ação. Ouça aqui.

Para ter uma ideia de como a mudança se deu, detalhamos os compositores que passaram pela franquia e o resultado de cada um dos créditos iniciais, característicos pelo tema e os trechos do filme na tela. Antes, só para ter uma ideia da evolução, confira abaixo a abertura da série, que estreou em 1966: