Música

Lista

8 filmes que viraram musicais da Broadway

Meninas Malvadas, Escola do Rock e mais

Julia Sabbaga
15.05.2018
17h09
Atualizada em
17.05.2018
04h09
Atualizada em 17.05.2018 às 04h09

Não é novidade que diversas produções cinematográficas acabam nos palcos da Broadway. Isto é comum, especialmente, para as animações da Disney, que já foram adaptadas em musicais como O Rei Leão, A Pequena Sereia ou Aladdin, mas com as recentes estreias de Frozen e Meninas Malvadas nos palcos, resolvemos recapitular algumas escolhas peculiares à serem levadas aos teatros da Broadway. Confira:

8 - Escola do Rock

O filme de 2003, com Jack Black, se tornou, em seu lançamento, a maior comédia musical da história do cinema – até ser destronada, em 2015, por A Escolha Perfeita 2. O filme ganhou a sua própria adaptação na Broadway em 2015, com músicas de Andrew Lloyd Weber. A peça foi bem recebida e indicada em quatro categorias no Tony, incluindo melhor musical, mas não levou nenhum. Veja aqui. 

7 - Meninas Malvadas

Meninas Malvadas é uma das mais recentes adaptações do cinema para o palco, estreando em Washington em outubro de 2017 e abrindo na Broadway em abril de 2018. A peça, assim como o filme, foi escrita por Tina Fey, com composições de seu marido, Jeff Richmond, que também compôs trilhas de Saturday Night Live, 30 Rock e Unbreakable Kimmy Schimdt. A peça foi indicada em 12 categorias no Tony Awards deste ano, incluindo melhor musical. Veja aqui. 

6 - Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado

Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado rendeu um musical na Broadway intitulado Spamalot, com livro e letras escritas pelo integrante do Monty Python, Eric Idle, que também compôs as músicas, em parceria com John Du Prez. A adaptação foi amplamente elogiada e levou o Tony de melhor musical, além de melhor atriz em musical e melhor direção. Recentemente, ainda foi anunciado que Spamalot agora será adaptado para as telas. Veja aqui.

5 - Hairspray

NBC/Divulgação

Hairspray tem uma história curiosa e semelhante a de Spamalot. O filme de 2007, com Christopher Walken, Zac Efron e John Travolta foi uma adaptação do musical da Broadway, que por sua vez, foi adaptação de um filme de 1988. O original, dirigido por John Waters, trazia Debbie Harry – a Blondie – no papel que em 2007 ficou com Michelle Pfeiffer, da personagem Velma Von Tussle. Na Broadway, Hairspray estreou em 2002 ganhou oito Tonys em 2003, incluindo melhor musical. Veja aqui.

4 - Cantando na Chuva

Um dos maiores musicais do cinema, Cantando na Chuva, filme de 1952, se tornou um musical no West End e na Broadway em 1983 e 85 respectivamente. Na época, a peça ficou por pouco tempo em cartaz e recebeu duas indicações, de melhor livro e melhor ator, mas desde então Cantando na Chuva tem voltado ao cartaz recorrentemente. O musical nos palcos se manteve fiel ao longa. Veja aqui.

3 - Frozen

Frozen foi uma das recentes adaptações de longas da Disney na Broadway. O musical traz todas as músicas do filme, e 11 novas composições do casal Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, responsável pela trilha da animação, e estreou na Broadway em março deste ano. A peça ganhou críticas mistas mas recebeu três indicações no Tony, incluindo melhor musical. Veja aqui.

2 - Legalmente Loira

Legalmente Loira, musical da Broadway, foi baseado no filme de 2001 com Reese Witherspoon e no livro que inspirou o filme, escrito por Amanda Brown. A peça ganhou música e letras de Laurence O'Keefe e estreou em 2007, recebendo críticas positivas e sete indicações ao Tony, apesar de não ter levado nenhum. Veja aqui.

1 - Mary Poppins

Assim como Legalmente Loira, Mary Poppins foi adaptado para a Broadway a partir do filme de 1964 da Disney e da série de livros de P. L. Travers. A peça estreou primeiramente no West End, em Londres, em 2004 e depois foi levada à Broadway, em 2006. O musical retirou algumas músicas do filme e ganhou novas composições, de autoria de George Stiles e Anthony Drewe. Mary Poppins, o musical, levou nove indicações no Olivier Awards, ganhando duas, e sete no Tony, levando apenas design cênico. Veja aqui.