Música

Lista

20 anos de "...Baby One More Time": 10 hits do compositor Max Martin

Conheça o nome que dominou as paradas desde o primeiro hit da Britney

Julia Sabbaga
23.10.2018
17h52

Em 1998, os rumos do pop foram determinados pelo lançamento de um simples single. Em 23 de outubro, há exatos 20 anos, Britney Spears divulgou "...Baby One More Time", a música que a revelou ao mundo e rapidamente conquistou paradas através do globo. Além de reinventar o símbolo adolescente, "... Baby One More Time" também inaugurou o reinado de um nome que dominaria as paradas para as próximas duas décadas: o produtor sueco Max Martin.

A nacionalidade de Martin foi relevante na música em uma questão primordial: o seu polêmico refrão e título. Martin compos a música achando que “hit me” seria algo como “me ligue”, o que trouxe consequências fundamentais. A faixa foi considerada para os Backstreet Boys e oferecida para TLC, mas o grupo se recusou preocupado com a associação com o sadomasoquismo (porque "hit" se traduz como "bater", em inglês). A música sobrou e chegou para uma iniciante no mundo pop, Britney Spears. A performance inocente com toques sensuais de Britney combinou perfeitamente na faixa, e o mundo explodiu com "...Baby One More Time". A escolha das reticências no título, aliás, é um resultado da confusão com o termo, e a gravadora preferiu deixar a polêmica menos óbvia. 

Menos de um mês depois do lançamento, o single entrou na Billboard Hot 100, e em janeiro de 99, ele atingiu o topo, onde permaneceu por duas semanas consecutivas. Na Europa, ele atingiu o topo em todos os países que entrou na parada e, em 1999, se tornou a música mais ouvida do ano no Reino Unido, e a 2ª nos EUA, atrás de "Believe", da Cher. 

Desde então, Max Martin desenvolveu uma carreira consolidada e um dos maiores nomes por trás de faixas no topo das paradas da Billboard. Desde 99, quando o single da Britney chegou ao primeiro lugar, Martin teve 22 composições nas paradas, e se tornou o terceiro maior nome na história da lista, atrás apenas de Paul McCartney e John Lennon. Honrando o maior nome do pop das últimas décadas, listamos 10 hits que você não sabia que eram dele:

Britney Spears/Reprodução

"It's Gonna Be Me" - NSYNC

O segundo hit topo de paradas de Max Martin veio com o NSYNC, com a faixa "It's Gonna Be Me". O segundo single do segundo álbum da boyband, No Strings Attached, tem uma semelhança considerável na batida com "...Baby One More Time" logo no início. Talvez Martin tenha entendido o sucesso de Britney e aplicado à formula aos garotos?

"I Kissed a Girl" - Katy Perry

Nos próximos anos, Martin ficou ocupado com as carreiras de Britney Spears, Nick Carter, Kelly Clarkson e até Celine Dion, mas ele demorou alguns anos para emplacar outro nº1. O marco veio quando ele resolveu lançar a carreira pop de uma cantora de música cristã: Katy Perry. "I Kissed A Girl" revelou a cantora ao mundo e rendeu a Martin seu primeiro número 1 em oito anos. O hit permaneceu encabeçando a Billboard Hot 100 por sete semanas seguidas. 

"So What" - P!nk

No mesmo ano, Martin colaborou com P!nk no single "So What!", registrando o primeiro topo de paradas solo da cantora, que havia encabeçado a lista com "Lady Marmalade", em parceria com Christina AguileraLil' Kim, e Mýa

"My Life Would Suck Without You" - Kelly Clarkson

Em 2009 foi a vez de "My Life Would Suck Without You", de Kelly Clarkson. O single principal do quarto álbum da cantora, All I Ever Wanted, quebrou o recorde na época de single com o maior pulo nas paradas, após ter estreado em 97º lugar e pulado ao topo. 

"3" - Britney Spears

Max Martin esteve presente por grande parte da carreira da Britney, em diversos hits. Quase dez anos depois de "...Baby One More Time", Martin foi um dos responsáveis pelo hit "3", faixa inédita do seu álbum de greatest hits, The Singles Collection. Com a faixa, Britney entrou para a curta lista de artistas que tiveram um single no topo da parada na semana de estreia. 

"California Gurls" - Katy Perry ft. Snoop Dogg

Assim como para Britney Spears, Martin foi muito importante na carreira de Katy Perry. No terceiro álbum da cantora, Teenage Dream, Martin está nos créditos de quatro músicas que chegaram ao topo da Billboard"California Gurls", "Teenage Dream", "E.T." e "Last Friday Night (T.G.I.F.)". "California Gurls" marcou o segundo nº1 de Katy e o terceiro de Snoop Dogg

"One More Night" - Maroon 5

Em 2012 foi a vez de Martin colaborar com o Maroon 5, rendendo ao grupo o topo da Billboard com o hit "One More Night". A faixa do quarto álbum da banda, Overexposed, passou nove semanas consecutivas encabeçando a parada.  

"We Are Never Ever Getting Back Together" - Taylor Swift

Tendo colaborado com as estrelas do pop do começo dos anos 2000, Martin não ia deixar de se atualizar e trabalhar com os novos nomes do gênero. Já por 2012, o compositor colaborou com hits de Taylor Swift, marcando alguns dos sucessos do quarto álbum da cantora, Red. "We Are Never Ever Getting Back Together", por exemplo, rendeu o primeiro nº1 da carreira de Swift. 

"Shake It Off" - Taylor Swift

Como a parceria deu mais que certo, Martin retornou no álbum seguinte de Taylor Swift, 1989, em créditos em bem mais canções. O single principal do álbum, "Shake It Off", foi sucesso absoluto, marcando o segundo topo de paradas de Taylor Swift, e a introduzindo à lista de artistas com singles que estrearam na parada em 1º lugar. 

"Can't Stop the Feeling!" - Justin Timberlake

Em 2016, Max Martin esteve nos créditos da música mais vendida do ano: "Can't Stop the Feeling!", faixa de Justin Timberlake para a trilha sonora de Trolls. O hit marcou a quinta vez que Timberlake atingiu o topo das paradas. 

Menções honrosas

Como a lista foi dedicada aos hits que encabeçaram a Billboard, alguns dos sucessos de Max Martin acabaram ficando de fora. Mas é justo lembrar que o compositor também esteve por trás de diversos hits do Backstreet Boys, como "I Want It That Way" ou "Larger than Life". Ainda, ele tem créditos em "Dangerous Woman" e "No Tears Left to Cry", da Ariana Grande"Love Me like You Do" da Ellie Goulding"Send My Love (To Your New Lover)", da Adele